Experiência em realidade virtual é apresentada aos visitantes da Expo Educação, no Parque Barigui, em Curitiba
Quem passar pelo estande da Secretaria de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap), durante a Expo Educação 2024, no Centro de Eventos Positivo, no Parque de Exposições do Barigui, poderá experimentar, de forma virtual, um passeio de balão pela cidade. Para isso, basta vestir óculos de realidade virtual e aproveitar. A Expo Educação integra a programação do XVII Congresso Internacional de Cidades Educadoras.
A professora Jessica Fernanda dos Santos levou a filha Luiza Farias, de 6 anos, para conhecer a experiência que a servidora já havia visto em uma atividade semelhante organizada no Centro Municipal de Educação Infantil Caiuá – Ilhéus, onde ela trabalha, na CIC. “Acho importante a criança conhecer o lugar onde vivemos. Nós moramos em São José dos Pinhais e nunca fomos no Caximba”, contou a mãe que observava junto com o pai, Luiz Farias, as reações da pequena Luiza durante o passeio.
O tour intitulado Bairro Novo do Caximba tem cerca de cinco minutos e leva os participantes a conhecer, numa visão em 360º, o projeto de intervenção urbana que será feito no bairro do Caximba, região sul de Curitiba.
De forma lúdica, a tecnologia proporciona a imersão para apresentar o projeto. Saindo de uma vista panorâmica do Caximba hoje, o voo passa por todos os pontos que o projeto abrangerá. O Bairro Novo do Caximba irá garantir moradia digna e a urbanização sustentável, com infraestrutura de transporte, lazer e a implantação de um grande parque linear para a conservação de uma área de preservação ambiental.
Outra experiência virtual (O Rosto da Cidade Mais Inteligente do Mundo) foi apresentada durante o Smart City Expo Curitiba 2024, realizado em março. E foi naquele evento que a menina Clara Muniz Marchesi, de 9 anos, experimentou a realidade virtual pela primeira vez. Na manhã desta quarta-feira (22/5) ela fez o passeio ao bairro Caximba. “É muito mais legal ver a cidade de cima”, declarou a menina entusiasmada logo após a experiência.
A mãe de Clara, a servidora da Educação Claudia Muniz, acredita que conhecer a cidade em que vivemos é importante para a formação da criança. “Gosto que ela veja como Curitiba é. Esse passeio virtual é uma oportunidade”, disse ela.
Iniciativas em todas as áreas
O secretário da Smap, Alexandre Jarschel de Oliveira, esteve, na manhã desta quarta-feira (22/5), na Expo Educação e visitou o estande da pasta. “Nossa secretaria está presente em diversas iniciativas importantes para as outras áreas da Prefeitura”, declarou.
Dividida em três grandes superintendências, a Smap apresenta no evento, por meio de vídeo, iniciativas e projetos nos quais a secretaria está envolvida, tais como os concursos públicos, a substituição da frota, o entendimento sobre a Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos (NLLC), o Wi-fi Curitiba, que é a internet gratuita da cidade, a Zeladoria Digital, a inteligência artificial presente na Prefeitura de Curitiba, entre outros programas.
Fazem parte da Smap as áreas de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação.