Empreendedores participam das aulas presenciais do Bom Negócio

Há duas semanas, os 205 empreendedores que participam das aulas presenciais do programa de capacitação Bom Negócio – Vale do Pinhão estão colocando ideias à prova, refinando o plano de negócio e mudando a postura como gestores. Eles vão frequentar, até o começo de dezembro, os cursos da Rota III (presencial), depois de passarem pelas rotas I (à distância) e II (on-line e workshops) da nova versão do programa, agora voltada para a inovação.

Os encontros presenciais, com vagas limitadas e inscrições já encerradas, ocorrem em espaços de quatro instituições parceiras do programa – Centro Europeu, UniOpet, Fesp e Universidade Positivo – em vários pontos da cidade (confira a programação de encontros no site). Durante as 56 horas dos cursos, os empreendedores aprendem sobre Gestão inovadora; Finanças e sustentabilidade; Marketing, tecnologia e novos negócios; Gestão de pessoas; Mercado, produto, vendas e novo cliente; Criatividade e inovação; e Startups: nenhum modelo de negócio.

Após as aulas a distância em casa e os cursos presenciais nos núcleos da UniOpet, no Centro e Fazendinha, a empreendedora Andrea Cristina Socoli, 46 anos, se sente mais preparada para abrir uma loja multimarca on-line de bijuterias. “Há seis meses eu comercializo informalmente as peças para amigas e vizinhas. Agora chegou a hora de começar a empreender de forma ainda mais profissional”, salienta ela.

Andrea Cristina garante que os principais aprendizados, durante a capacitação, são a importância de se planejar detalhadamente o negócio, antes de lançá-lo ou expandi-lo, e também como inovar na hora de oferecer a experiência ao cliente. “A concorrência é grande e se você não encantar e fidelizar quem compra o produto alguém fará isso no seu lugar”, reconhece ela.

Empreendedor individual (MEI), o fotógrafo Erlei Augusto Schade, 52 anos, afirma que a gestão financeira do seu negócio será muito diferente a partir de agora, após se capacitar on-line e nas aulas presenciais oferecidas pela UniOpet, no Pinheirinho. “Percebi que estava cometendo alguns erros e ficando naquele círculo vicioso em que percebemos que algo está errado, mas não sabemos como mudar”, lembra. O principal deles, segundo Erlei, era misturar as contas da empresa e pessoais. “Antes eu cometia este erro. Agora, não faço mais.”

Luiz Eduardo Lanzini, professor da UniOpet no módulo Finanças e Sustentabilidade para Empreendedores, afirma que os participantes do Bom Negócio – Vale do Pinhão têm acesso a informações, técnicas e ferramentas financeiras para repensar a estruturação do projeto ou o posicionamento e modelo do seu negócio, desenvolvendo e fortalecendo atitude empreendedora.  “Aprender a programar as ações, não misturar as finanças da empresa com as pessoais e identificar quando o crédito é necessário são alguns dos ensinamentos”, exemplifica o especialista.

Vale do Pinhão 

O Bom Negócio – Vale do Pinhão é promovido pela Agência Curitiba, órgão ligado à Prefeitura, em parceria com 23 instituições, entre universidades, entidades de fomento, especialistas em gestão e terceiro setor. Enquanto as aulas da Rota III deste ano já tiveram as inscrições encerradas, os cursos à distância das Rotas I e II são continuados e podem ser iniciados a qualquer momento na plataforma on-line do programa.

Novas turmas presenciais serão oferecidas em março. Para participar das novas aulas da Rota III, é obrigatório que o empreendedor tenha participado das capacitações das rotas I e II. Todos terão vagas garantidas para os cursos do próximo ano.

De acordo com Mari Pessin, assessora técnica da Agência Curitiba e coordenadora do Bom Negócio – Vale do Pinhão, o programa da Prefeitura foi desenvolvido para atender tanto a quem quer tirar uma ideia do papel e começar um negócio quanto ao empreendedor que já tem alguns anos de estrada e está em um momento de mudança. “As etapas da jornada empreendedora envolvem desde o entendimento sobre o que é ser empreendedor até a projeção do resultado esperado da empresa, passando pelo desenvolvimento da ideia e a implementação do negócio”, reforça ela.