Do EaD ao ChatGPT, Transformação Digital debateu a inovação na Educação
O aplicativo que tem base em inteligência artificial para a produção de textos ChatGPT tem dominado, nas últimas semanas, boa parte das discussões sobre os novos rumos da sociedade e também foi assunto no Transformação Digital na Educação, promovido pelo Vale do Pinhão, na noite desta quinta-feira (16/2), no Engenho da Inovação.
Convidado para mediar o bate papo, o pró-reitor de ensino no Centro Universitário FAE, Everton Drohomeretski, aproveitou curiosidade em torno do ChatGPT para lembrar que a ferramenta não é exatamente uma novidade: em 2011, a plataforma Watson, da IBM, já causava discussões sobre a atuação da inteligência artificial em diversos setores, entre eles, a Educação.
“O ChatGPT vai acabar com um monte de profissão? É um problema ou uma oportunidade? Vamos lembrar que a inovação sempre parte de um problema. E que a inteligência artificial não vai recuar, só vai avançar. Então, temos neste problema a oportunidade de ensinar mais coisas aos alunos, em vez de ter só alunos copiadores”, exemplificou Drohomeretski.
Durante o evento, especialistas debateram sobre os caminhos que a tecnologia possibilita no processo de ensino aprendizagem. Entre os assuntos, o avanço da educação à distância (EaD) no país, acelerado nos últimos dois anos por causa da pandemia da covid-19, foi outro dos assuntos da noite.
A professora e brand manager Shirlei Camargo, lembrou como as ferramentas digitais possibilitaram ampliar o acesso à cursos e formações a pessoas que estão em áreas mais distantes. “Hoje, temos muito mais tecnologia para que aprendizagem no não presencial” disse.
Experiência curitibana
A secretária municipal da Educação, Maria Silvia Bacila, lembrou as ferramentas criadas na rede pública de ensino em Curitiba, como o cadastro on-line para as famílias solicitarem vagas na Educação Infantil, para crianças de 0 a 3 anos, tanto nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) quanto nos Centros de Educação Infantil Contratados (CEIs), para a mensuração e melhor gerenciamento da demanda para essas vagas.
Maria Silvia também lembrou a rápida resposta da educação curitibana para a covid-19: ainda em março de 2020, início da pandemia, a Secretaria Municipal da Educação (SME) já havia criado a Tv Escola Curitiba, com conteúdos a partir dos currículos exigidos para cada faixa etária e que já somou mais de 50 milhões de visualizações.
“Temos muitas outras ferramentas inovadoras, como robótica, os programas Mão na Massa e Linhas do Conhecimento. Somos signatários da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa, que estimula a cultura maker”, lembrou.
Fechando os convidados da noite, o CEO da Microduino, produtora de kits de robótica para a formação de solucionadores de problemas, Gustavo Chien, ressaltou a necessidade de criar processos de educação que não na transmissão do conhecimento, mas, sim, na construção dele. “A escola deveria estar mais para oportunizar ao estudante testar, errar e acertar por meio da criação. Ainda temos uma curva de aprendizado em tecnologia muito íngreme e queremos incentivar esse aprendizado desde cedo.”
O Transformação Digital
O Transformação Digital é o encontro mensal promovido pela Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação para aproximar as discussões sobre inovação e tecnologia em diversas esferas da vida da cidade, apresentando as experiências de especialistas em cada temática aos demais agentes do ecossistema do Vale do Pinhão.
O Vale do Pinhão
O Vale do Pinhão é um ecossistema de inovação, movimento criado pela Prefeitura de Curitiba, por meio da Agência Curitiba, para promover ações que contribuam para o desenvolvimento da capital como smart city (cidade inteligente), fortalecendo o ambiente de inovação por meio do empreendedorismo, economia criativa e tecnologia.
O ecossistema de inovação do Vale do Pinhão é composto por universidades, aceleradoras, incubadoras, fundos de investimento, centros de pesquisa e desenvolvimento, startups e movimentos culturais e criativos.