Dez cuidados para trabalhar em home office e não perder negócios
Com a escalada de casos confirmados da covid-19, mais e mais empresas estão liberando seus funcionários para trabalhar em casa e muitos empreendedores já começam a fazer home office. Mas administrar um negócio de casa exige disciplina para que isso não comprometa a produtividade.
"Não é férias. Esclareça aos familiares, em especial as crianças, que é trabalho, mesmo sendo em casa", afirmou Camile Just, especialista em prestação de serviços de forma remota. Ela foi a palestrante, nesta quarta-feira (18/3), do curso a distância Home Office: Como ser Produtivo Trabalhando em Casa.
Segundo Camile, usar aplicativos que facilitam o trabalho, estabelecer uma rotina, dar um upgrade no serviço de internet, comunicar-se via apps de forma clara à distância e ter muita paciência em um momento com tantas incertezas são outros cuidados fundamentais para garantir a eficiência do trabalho durante o período de home office.
Programação
Promovida pela Prefeitura e Agência Curitiba de Desenvolvimento, a capacitação de Camile Just faz parte da programação de cursos EAD (à distância) do Vale do Pinhão que serão realizadas durante o período de pandemia do novo coronavírus. Temporariamente, todos as aulas presenciais dos cursos de empreendedorismo estão suspensas.
Dez dicas da consultora Camile Just para ser produtivos em home office
- Monte seu mini escritório longe dos lugares por onde os outros moradores circulam. Um ambiente sem interrupções facilita na concentração.Também estabeleça um horário para ler os e-mails.
- Estabeleça uma rotina. Crie uma carga horária que faça sentido. Por exemplo, 40 minutos para trabalhar e 40 minutos para cuidar de atividades domésticas e descansar.
- Aplicativos como Slack, Zoom, Google Drive, Microsoft Teams e ou mesmo o WhatsApp para manter o contato facilitam a comunicação e a organização em home office.
- No caso dos gestores com equipes em trabalho remoto, agende reuniões diárias de "check in" (de, no máximo, 30 minutos) para acompanhar a evolução das atividades, tirar dúvidas e delegar tarefas.
- Gestores devem perceber que estar mais tempo on-line não significa que a equipe está mais produtiva. A dica é combinar entregas, seja no dia, seja na semana, para os colabores.
- Mesmo em casa, é importante tirar o pijama e se arrumar como se fosse para o escritório. A prática ajuda a manter a organização.
- Quem está em home office acaba trabalhando com comunicação "assíncrona – não sincronizada, por ser normalmente por aplicativos e escrita (em vez de uma conversa ao vivo entre duas respostas). Como os feeds dos apps costumam rolar rapidamente, a orientação é fazer a pergunta de uma vez só, detalhando e tirando todas as dúvidas em uma única mensagem. A resposta também deve ser completa e enviada de uma só vez.
- Como o trabalho exige um bom tempo conectado, não dá para correr o risco de ficar na mão por uma rede lenta e instável. Por isso, contrate uma internet mais veloz. Há profissionais que têm o serviço de mais de uma empresa em casa.
- Para manter a humanidade do processo, também é recomendado ter atitudes um pouco mais informais para compartilhar experiências em um grupo de WhatsApp e até mesmo combinar um happy hour on-line.
- Muita paciência e empatia. Qualquer processo de mudança no trabalho exige um tempo para adaptação e terá desafios inesperados. No caso atual, preocupações com a saúde e o cenário incerto prejudicam a todos.