Depois da decisão de Greca de reabrir comércio, número de mortes pelo Covid-19 triplicou em Curitiba
Desde que o prefeito Rafael Greca resolveu abrir o comércio de Curitiba, no dia 17/04, o número de mortes pela Covid-19 triplicou. Em menos de três semanas, os óbitos subiram de 8 para 27. Os casos de pessoas infectadas com o vírus, obviamente, também aumentaram, já que a circulação de pessoas nas ruas passou a ser maior depois da decisão de Greca. Em 17 de abril eram 391 pessoas diagnosticadas com o Covid-19 e nesta quarta-feira (06) são 673. Os dados são da própria Prefeitura de Curitiba.
Os dados mórbidos são reflexos de decisões erradas por parte do prefeito de Curitiba Rafael Greca. Enquanto o país registrava aumento da onda de contaminação, com medidas de restrição e isolamento, Greca foi no caminho contrário. O resultado esta decisão errônea de GReca, os curitibanos assistem impávidos diariamente com o aumento dos casos e mortes pela Covid-19.
AÇÃO NA JUSTIÇA CONTRA GRECA
Prova deste equívoco do prefeito Rafael Greca foi a ação civil pública conjunta do Ministério Público do Paraná, a Defensoria Pública do Paraná e a Defensoria Pública da União com o propósito de que seja considerada inválida a resolução do prefeito de Curitiba que autorizou a reabertura do comércio.
Na mesma ação, o MP e as Defensorias também requerem que o prefeito Rafael Greca se "se abstenha de adotar qualquer outra medida capaz de autorizar e/ou incentivar o funcionamento de atividades e serviços tidos como não essenciais, sem a prévia apresentação e comprovação de justificativas técnicas fundamentadas".
O MP e as defensorias solicitam que isso seja respeitado "enquanto durar o estado de emergência de saúde pública de importância internacional (Espin), decorrente da pandemia de Covid-19”.
Num trecho da ação, o MP e as Defensorias mostram as consequências da decisão do prefeito Rafael Greca. “Importante repetir que, desde a entrada em vigor da Resolução nº 1/20, a retomada das atividades e serviços não essenciais gerou 232 novos casos de Covid e 17 óbitos, em 16 dias. Como permitir que esses dados se agravem ainda mais?”.
Enquanto Greca mantém a equivocada decisão, as autoridades, os curitibanos e seus “curitibinhas”, como o próprio prefeito fala, vão assistindo o número de mortes por Covid-19 subir diariamente.