Curitibanos brilham no Circuito Nacional de Esgrima em Cadeira de Rodas
Paratletas incentivados pela Prefeitura de Curitiba foram destaque na 1ª Etapa do Circuito Nacional de Esgrima em Cadeira de Rodas, que foi disputada no fim de semana, em São Paulo. Ao todo foram seis medalhas conquistadas na competição nacional.
Jovane Guissone ganhou duas medalhas de ouro, na Espada e Sabre Masculino A; Edgar Rassan conquistou o bronze na Espada Masculino A; Izaías Silva foi bronze no Masculino A; Anderson Pires levou o bronze no Sabre Masculino A; e Carminha de Oliveira ficou com o bronze no Florete Feminino A.
Todos os paratletas curitibanos treinam na ADFP Esgrima, instituição beneficiada pelo Programa de Incentivo ao Esporte da Prefeitura de Curitiba. A competição foi promovida pela Confederação Brasileira de Esgrima e teve o apoio do Comitê Paralímpico Brasileiro – CPB. As disputas aconteceram no complexo esportivo do Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo.
O incentivo esportivo da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), atinge diversas modalidades do paradesporto, como bocha adaptada, vôlei sentado, basquete em cadeira de rodas, rugby em cadeira de rodas, esgrima em cadeira de rodas, remo, paracanoagem, futebol de cegos, atletismo e natação.
Incentivo ao Esporte
Em 2018, a Lei de Incentivo ao Esporte da Prefeitura apoiou 11 mil atletas, desde a iniciação esportiva até o alto rendimento. Entre eles estavam crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos, técnicos e associações esportivas.