Curitiba ganha novo parque esportivo com múltiplas atividades
Os moradores do Sítio Cercado, um dos bairros mais populosos de Curitiba, ganharam neste sábado (02) um Parque Esportivo, com quadra de futebol com grama sintética, pista de skate com oito obstáculos e quadra poliesportiva. O governador Carlos Massa Ratinho Junior inaugurou o novo espaço, junto com o prefeito Rafael Greca.
Ratinho Junior explicou que o projeto iniciou quando ele era secretário do Desenvolvimento Urbano e que a ideia é colocar as estruturas em áreas com baixo IDH ou próximo a escolas, para que elas possam ser aproveitadas em atividades de contraturno.
“São revitalizações de praças de bairros importantes de várias cidades e um projeto que iniciei quando era secretário, o Meu Campinho. Estamos ampliando com os municípios do Paraná”, disse. “Além de ser um espaço de lazer, a ideia é que se torne um instrumento de ressocialização, para que a criançada possa usar fora do horário escolar para fazer atividades físicas”, afirmou o governador.
O Governo do Estado investiu R$ 470 mil na construção do Parque Esportivo. O espaço fica na Praça Napoleão Cortes Júnior Filho, ao lado da Unidade de Saúde João Cândido. Beneficiará principalmente os alunos da Escola Estadual Guido Arzua, a maior da região com quase dois mil alunos, e também a comunidade. "Esta é um política que estamos levando para todo o Paraná", informa o superitendente de Esportes do Estado, Hélio Wirbiski.
O prefeito Rafael Greca afirmou que os novos equipamentos dão vida nova à praça. “É uma praça renovada, que agora se transforma em um ponto de lazer e educação para o esporte e para a cultura”, disse.
CAMPEONATO
A entrega foi animada pela Banda Lyra de Curitiba. A prefeitura promoveu atividades do Jogos do Piá, campeonato de futebol em grama sintética, torneio de basquete, campeonato de skate. Teve jogos gigantes e brinquedos infláveis para crianças e tintas para grafite.
A moradora do Xaxim Cássia Fagundes Ângelo acompanhou o filho Arthur, de nove anos, na estreia do campo de grama sintética. “Ele estava muito animado e nós adoramos. Tem que aproveitar muito, porque a atividade física é importante para a saúde. Meu filho ama”, disse. “Eu jogo na escola, mas nas férias não tem onde jogar. E agora tem esse projeto para eu participar”, contou Arthur.
Antony Bertoco tem 16 anos e anda de skate há 15, mas não tinha um lugar apropriado para a prática perto de casa. “Aqui é melhor do que ir para o Centro para andar. No lugar mais próximo estavam roubando os obstáculos, aqui está bem melhor”, disse.
A inauguração também contou com um mutirão de consultas e vacinação na Unidade de Saúde João Cândido, que fica junto à praça.
ESPAÇOS
O Parque Esportivo de Curitiba faz parte de uma série de espaços para atividades esportivas e recreação que o Governo do Estado está implantando.
São 312 estruturas, entre Arenas Esportivas (campo de futebol) e Parques Esportivos (que contempla campinho, pista de skate, caminhada e basquete por 3 por 3).
Os equipamentos vêm em dois contêineres, que depois da instalação são acoplados à estrutura para servir como vestuário ou em outras funções. Os projetos beneficiam 224 municípios. São 224 Arenas Esportivas, das quais 154 já instaladas, e 88 Parques Esportivos, sendo 36 instalados.
A instalação dos equipamentos depende do apoio dos municípios, que são os responsáveis por preparar a base para a instalação dos equipamentos.