Conselho Federal de Administração apresenta nova ferramenta
O prefeito em exercício Eduardo Pimentel participou, na manhã desta quarta-feira (17/4), do Workshop de Gestão Pública – IGM 2.0, que tem por objetivo capacitar profissionais e representantes de instituições públicas para a utilização da nova versão do Índice de Governança Municipal (IGM), o chamado IGM 2.0, disponibilizado a partir deste mês.
A ferramenta, criada e desenvolvida pelo Conselho Federal de Administração (CFA) em conjunto com os conselhos regionais nos estados, concentra dados técnicos, estatísticos e estratégicos para auxiliar a gestão dos municípios a partir da análise de três dimensões abrangentes: Gastos e Finanças Públicas; Qualidade da Gestão e Desempenho. A ferramenta pode ser acessada no site: igm.cfa.org.br
Os resultados também são gerados a partir da coleta de dados secundários de diversos órgãos, entre eles o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). Considerando áreas como Saúde, Educação, Planejamento Urbano, Articulação Institucional, Gestão Fiscal, Habitação, Recursos Humanos, Violência, Saneamento, entre outras, a ferramenta é capaz de registrar a eficiência e a eficácia da gestão das cidades, mensurando a qualidade da Administração Pública.
Sérgio Pereira Lobo, presidente do Conselho Regional de Administração do Paraná, destacou a importância da ferramenta e da articulação com os municípios. “Essa ferramenta está sendo implementada pela primeira vez no Brasil. Ficamos em treinamento para levar a ferramenta para suas microrregiões e aprofundar os indicadores dos índices, e atingir metas para a melhor capacidade gerencial e de gestão pública”, disse.
Administrador formado pela Universidade Positivo, o prefeito em exercício Eduardo Pimentel teve importante atuação na administração e gestão de empresas privadas e instituições públicas, como nos dois últimos anos que esteve à frente da Secretaria Municipal de Obras, cargo que exerceu juntamente com a vice prefeitura de Curitiba.
“Nos dois primeiros anos da gestão do prefeito Rafael Greca eu fui secretário de Obras e fui lá para fazer gestão, o que eu tenho por experiência. Coloquei pessoas chaves em pontos chaves, engenheiros de carreira para cargos técnicos. Pegamos obras paradas e com gestão de administrador as entregamos”, disse o prefeito em exercício que foi homenageado pela diretoria do conselho recebendo sua nova carteira profissional de administrador.
Participaram da cerimônia os administradores: Lorena Carmen Gramms, coordenadora estadual do Conselho Regional de Administração (CRA); Fábio Mendes Macedo, diretor da Câmara de Gestão Pública (CGP) do CRA, o conselheiro federal Amilcar Pacheco dos Santos e o presidente do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Paraná (Sindafep), Wanderci Polaquini.