CONMEBOL COPA, RAÇA E FUTEBOL NA AMÉRICA
No último sábado (22) o Brasil se destacou no jogo contra o Peru vencendo de 5 a 0, e passou para as quartas de finais que jogará nesta quinta-feira (27) contra o Paraguai, ás 21h30, no estádio Arena do Grêmio em Porto Alegre. Pela quinta vez o Brasil está sediando a copa nas receptivas cidades: Salvador, Porto Alegre, Belo Horizonte e São Paulo. Todas as quatros vezes em que os jogos foram no Brasil, os anfitriões ganharam os títulos (1919, 1922, 1949, 1989).
O Brasil e Paraguai se enfrentaram pela última vez na Copa América nesta mesma data em 27 de julho, nas disputas das quartas de finais em 2015. O jogo empatou e os brasileiros perderam nos pênaltis.
A seleção brasileira é a maior campeã da Copa do Mundo possuindo o título de penta, ela ganhou o último título em 2002. Na Copa América é diferente, o principal destaque desta disputa é o Uruguai com 15 títulos, logo em seguida a Argentina com 14 e o Brasil vem um pouco atrás com 8 títulos. As seleções do Equador e Venezuela ainda não tiveram o título de todo o campeonato. O time da Argentina também possui a maior vitória da Copa América que venceu de 12 a 0 contra o Equador, em 1942.
O primeiro Campeonato Sul-Americano de futebol surgiu em 1916 como parte das comemorações do centenário da independência da Argentina. Com isso, os argentinos convidaram três países, o Chile, o Uruguai e o Brasil para um torneio. O Uruguai foi campeão nas duas primeiras edições, e o Brasil venceu somente em 1919 quando sediou a competição pela primeira vez.
Nos 12 primeiros anos, a Copa era disputada anualmente, e em 1928 a competição foi cancelada por causa da Gripe Espanhola e mais tarde houve conflitos entre os países. Somente em 1935 o torneio voltou, mas com frequências diferentes para os jogos. Em 1975, o campeonato passou a se chamar oficialmente CONMEBOL Copa América, e até 1983 não havia mais uma sede fixa para as disputas.
Entre 1987 e 2001 a Copa começou a ser disputada a cada dois anos, e posteriormente a Confederação Sul-Americana optou por organizar a cada quatro anos o campeonato, hoje ela está em sua 46° edição. A partir de 1993, a Conmebol passou a convidar países de fora da América do Sul para o torneio. Para a edição de 2019 foram convidados os países Japão e Catar, porém as duas seleções não conseguiram se classificar para as quartas de final.