Comunidade do Pilarzinho ganha CMEI com capacidade para 150 crianças
Curitiba ganhou nesta quarta-feira (10/4) seu 221º Centro Municipal de Educação Infantil, o CMEI Heloína Greca, na Vila Nori, no bairro Pilarzinho. Este é o 16º CMEI entregue à população desde o início da atual gestão. Ele tem capacidade para atender 150 crianças, do berçário ao pré.
O prefeito Rafael Greca lembrou que, quando assumiu o cargo, a obra estava parada e graças ao Plano de Recuperação de Curitiba foi possível beneficiar a população com mais uma unidade, que recebeu R$ 2,4 milhões em investimentos. “Fazemos tudo dentro da sustentabilidade e Curitiba volta a ser Curitiba, a brilhar a luz dos pinhais”, disse o prefeito.
“Confiei este espaço à memória de uma prima da minha mãe que foi emérita professora de Curitiba. Toda sua vida foi dedicada à grande causa da educação e ao grande nome de Curitiba”, completou o prefeito.
Para a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, colocar em funcionamento mais uma unidade é motivo de comemoração. “Este CMEI estava em ruínas, era uma reivindicação antiga da comunidade, e ao vê-lo assim tão lindo só podemos agradecer. Hoje é mais um dia de festa para a educação de Curitiba”, declarou.
As famílias prestigiaram a entrega da obra, que já tem cerca de 50 crianças e ampliará a capacidade de atendimento ao longo dos próximos meses. Solange Camargo, mãe de Isabela, de 8 meses, contou que está satisfeita. “Consegui vaga rápido, em cerca de um mês, e estou muito feliz”, disse Solange.
Representando a família da professora que dá nome ao CMEI, participaram os primos dela Dante, Ruth e Rosi Greca, que também são primos do prefeito. “Muito obrigado, Rafael, por esta oportunidade. Ela teve uma carreira dedicada à educação e esta unidade será uma referência na vida de muitas crianças, assim como ela foi uma referência na educação”, comentou Dante.
Heloína Greca (1918-2010), filha de Ercília e Domingos Greca, dedicou a vida ao ensino e à pedagogia e foi diretora-geral da Educação de Curitiba. Também se dedicou à formação continuada.
A diretora Pyer Angelly Luiz de Andrade disse que o novo CMEI é uma grande conquista para a comunidade. “Sinto-me honrada em estar à frente de um estabelecimento que leva o nome de um expoente da educação”, afirmou Pyer.
Presenças
A inauguração do CMEI contou ainda com a participação do vice-prefeito Eduardo Pimentel; do secretário municipal de Obras, Rodrigo Rodrigues; dos administradores regionais Janaína Lopes Gehr (Boa Vista) e José Dirceu de Matos (Matriz); dos superintendentes da Educação, Oséias Santos de Oliveira (Executivo) e Elisângela Mantagute (Gestão Educacional); da diretora do Departamento de Educação Infantil, Kelen Patrícia Collarino; da chefe do Núcleo de Educação do Boa Vista, Michele Prado; e do líder do Governo na Câmara Municipal, vereador Pier Petruzziello, autor da proposição que deu nome ao CMEI.