Cidade ganha 45 mil novas placas e 250 quilômetros de pintura de trânsito

Passam de 45 mil as placas de trânsito novas e revitalizadas em 2019. São informações que o motorista encontra no caminho sobre preferencial, indicação de sentido, permissões e proibições de estacionamento, conversão proibida, atenção redobrada em área de escolares, indicação de lombada e de limite de velocidade – fundamentais para que o tráfego transcorra com mais segurança

“Obedecer à sinalização existente não é uma questão de escolha, mas um dever de todo condutor. Por trás de cada placa colocada por nossos técnicos, existe um motivo, uma reivindicação do cidadão”, observa o secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, Guilherme Rangel.

Das mais de 45 mil placas, 21.521 se referem a equipamentos deteriorados que foram substituídos e, também, a novas implantações. Outras 23.779 sujas e apagadas foram limpadas e ficaram com cara de nova.

Os servidores da fábrica de placas da Superintendência de Trânsito (Setran) ainda consertaram outras 1.020 placas de trânsito que sofreram com vandalismo e estavam tortas e pichadas. O custo deste trabalho passa de R$ 9 milhões.

Em relação à sinalização horizontal, que é a pintura no pavimento, foram outros R$ 9,5 milhões para serviços realizados em 250 quilômetros de ruas ao longo de 2019.

Comunidade aprova

Na Regional Boqueirão, por exemplo, ruas importantes de ligação entre os bairros tiveram a sinalização revitalizada. É o caso das ruas Anne Frank e Tenente Francisco Ferreira de Souza.

“É uma forma de prevenção visual. Quando a rua está bem sinalizada, o motorista presta mais atenção. As ruas principais da regional, que têm um grande fluxo de veículos, melhoraram 100% com este reforço feito pela Setran”, avalia a empresária Emília Schwartz. 

A sinalização para pedestres e a de lombadas na Rua Coronel José Luiz dos Santos são outras que mereceram destaque. “Estavam bem apagadas. Com a pintura e a revitalização de asfalto, ficou bem sinalizado. Eu passo ali direto e não vejo mais acidentes”, diz ela, que destaca a importância da população participar das reuniões do Fala Curitiba, do Prefeitura nos Bairros e acionar o serviço 156 para solicitar as melhorias.

“Com esta integração, a visibilidade das demandas, pedidos e problemas fica maior, sendo resolvidos com mais facilidade e rapidez”, opina. 

Ações para melhorar o trânsito

O trabalho da Setran é feito em toda a cidade. Ao longo do ano de 2019 foram implantadas 111 lombadas. Vinte novos semáforos e mais seis binários organizam melhor o trânsito em diversos pontos da cidade.

Para melhorar a vida de quem usa o transporte coletivo, mais três faixas exclusivas para o ônibus entraram em funcionamento nas ruas General Mário Tourinho, André de Barros e Alfredo Bufren-Amintas de Barros.

A iniciativa faz parte de uma série de melhorias voltadas ao sistema integrado de transporte e ao incentivo do uso do modal, propiciando novas conexões e alternativas de deslocamento. Além disso, um único ônibus tem uma capacidade maior de transportar mais pessoas de uma só vez, quando comparado com automóveis.

Aos ciclistas, a estrutura da bicicaixa amplia a segurança ao longo da Avenida Marechal Floriano Peixoto, em cruzamentos com semáforos.

“O espaço exclusivo para os ciclistas, com a sinalização diferenciada, aumenta a visibilidade do condutor do veículo e a responsabilidade do ciclista ao usar aquela faixa. É uma ferramenta que favorece os dois lados e é um espaço incentivar o ciclista a respeitar a lei e não utilizar a canaleta”, aprova o comerciante e vice-presidente do Conselho de Segurança do Hauer, Gilson Sant’Anna.

Ciclovias

Como etapa inicial do plano cicloviário, implementado em 2019, foi colocado em funcionamento o primeiro trecho do eixo cicloviário Intercampi, nova estrutura para a ligação do campus de Comunicação e Artes ao campus de Agrárias da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Já para quem anda de moto foi implantado um espaço específico para aguardar a abertura do sinal, à frente dos demais veículos. A chamada motocaixa está no cruzamento da Avenida Marechal Floriano com a Rua Marechal Deodoro. Nas próximas semanas, a estrutura também fará parte de quem utiliza a Linha Verde e a Avenida Presidente Kennedy.

 

Trânsito em números

Mais de 3,7 mil faixas de pedestres pintadas

3 novas faixas exclusivas para o transporte coletivo: General Mário Tourinho, André de Barros e Alfredo Bufren-Amintas de Barros

6 novos binários de trânsito

-46,5% nas mortes no trânsito, de 2011 a 2018

20 novos semáforos

250 quilômetros de ruas com nova sinalização horizontal (pintura)

21.521 novas placas de trânsito

23.779 placas de trânsito limpas

1.020 placas de trânsito arrumadas (tortas e pichadas)

111 lombadas implantadas

Atendimento on-line para indicação de condutor, apresentação de defesa e recursos de multas de trânsito.

15% dos atendimentos ao público feitos on-line

104 blitze

109 fiscalizações com radar estático

24 condutores encaminhados à Delegacia de Delitos de Trânsito após testes com etilômetro

4.736 veículos guinchados por infrações de trânsito

146 carros abandonados retirados das vias públicas. Outros 1.310 retirados pelos próprios proprietários após vistoria

19 leilões de carros removidos e não retirados pelos proprietários

1.324 veículos arrematados nos leilões

55 mil participantes nas ações de educação para o trânsito

34.854 alvarás emitidos

6.539 autorizações de trânsito concedidas