Biblioteca Pública do Paraná comemora 162 anos de fundação
A Biblioteca Pública do Paraná (BPP) promove uma programação especial na quinta-feira (7), dia do aniversário de 162 anos de sua fundação. Os eventos incluem a abertura de uma exposição fotográfica comemorativa, atrações para o público infantil e uma edição dupla do projeto Música na Biblioteca. A entrada é gratuita.
As atividades começam às 9h30, com uma oficina circense para o público infantil, realizada na rampa de entrada (o curso é ofertado novamente às 14 horas). Em seguida, às 10h30, acontece a abertura da mostra Por dentro da Biblioteca, do fotógrafo Eduardo Macarios, que explora o projeto arquitetônico do interior do prédio e evidencia o contraste entre o antigo e o moderno na BPP.
Além dos registros de Macarios, outros seis totens com frases marcantes sobre a importância das bibliotecas, cunhadas por autores nacionais e estrangeiros de todas as épocas, ficam espalhados pelos corredores e salas de leitura até o dia 7 de abril.
Às 11 horas, o MGM Trio de Violões — formado por Murillo Da Rós, Gegê Felix e Mazzar Mazzarolo — se apresenta no hall térreo, com um repertório de jazz e temas instrumentais de compositores latino-americanos. Logo depois, às 11h30, o grupo de teatro Olho Rasteiro apresenta a peça infantil O terreno baldio, também na rampa de entrada (o espetáculo volta a ser apresentado às 16h).
Encerrando a programação, às 17h30, a banda Alohabana toca clássicos da música cubana e outros ritmos latinos, também no hall térreo. Em caso de chuva, as atrações para crianças são transferidas para a Seção Infantil.
MODERNIZAÇÃO
Fundada em 7 de março de 1857, a Biblioteca Pública do Paraná já passou por 13 sedes. A atual, inaugurada em 1954 e tombada pelo Patrimônio Cultural em 2003, acaba de passar por um intenso processo de modernização, que durou oito anos. Projetada pelo arquiteto Manoel Coelho, a revitalização geral do prédio histórico incluiu desde a pintura até o mobiliário, passando pela iluminação, cantina dos funcionários e a instalação de um café.
A reformulação da BPP também foi de ordem conceitual. A partir de 2011, foram iniciados mais de 30 projetos voltados para aproximar o público da instituição, como shows, peças, cursos, palestras, debates, atividades infantis, concursos literários e a publicação de livros, revistas e um jornal de literatura mensal — o único produzido por uma biblioteca no país. Somou-se a isso a adoção de uma política de renovação do acervo, que já resultou na aquisição de mais de 20 mil livros.
Mais do que um lugar de pesquisa e empréstimo de livros, a Biblioteca Pública do Paraná se consolidou como um verdadeiro centro de cultura, convivência e conhecimento, por onde passam, diariamente, cerca de 2 mil pessoas. É o espaço cultural mais frequentado pelos curitibanos, segundo uma pesquisa feita em 12 capitais brasileiras. Outro levantamento, realizado pelo Grupo DataCenso com 300 usuários da BPP, acusou um índice geral de satisfação de 99% — ou seja, praticamente a totalidade dos frequentadores está muito satisfeita com os serviços prestados e o ambiente pós-reformas.
SERVIÇO:
Programação especial de 162 anos da Biblioteca Pública do Paraná
9h30 e 14h: oficinas circenses
10h30: exposição Por dentro da Biblioteca, de Eduardo Macarios
11h: Música na Biblioteca, com MGM Trio de Violões
11h30 e 16h: peça teatral O terreno baldio, do grupo Olho Rasteiro
17h30: Música na Biblioteca, com Alohabana
R. Cândido Lopes, 133, Centro — Curitiba
Gratuito
Mais informações: (41) 3221-4917