Atenção: cadastro on-line é obrigatório para novas vagas nas creches

Famílias que precisam de vaga na educação infantil da rede municipal de ensino devem fazer o cadastro on-line das crianças via internet, pelo computador ou smartphone.

Lançado em 11 de outubro, o cadastramento on-line é necessário para a inclusão de crianças de 0 a 3 anos que ainda não fazem parte da rede pública. Sem ele ser preenchido, não há como obter vaga na rede.

As famílias podem indicar cinco opções de Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de sua preferência, perto de casa ou do trabalho.

Um ponto importante: famílias que, eventualmente, já tenham feito o cadastro pessoalmente na unidade de ensino também devem preencher o cadastro on-line.

A ferramenta foi criada para os entrantes na rede e traz mais eficiência para gestão do sistema, permitindo definir com mais precisão os critérios técnicos para distribuição das vagas (como situação de vulnerabilidade e menor renda, por exemplo). Crianças de 0 a 3 anos que já fazem parte da rede pública não precisam fazer o cadastramento on-line.

CPF

Outro ponto importante: as crianças devem ter o CPF, documento que normalmente é expedido quando ela sai da maternidade. De qualquer forma, caso não haja CPF é preciso obtê-lo.

O documento evita duplicidade nos pedidos de vaga.

Matrícula

O cadastramento on-line não significa a efetivação da matrícula, processo que será concluído posteriormente pela Secretaria Municipal da Educação, com confirmação do pai ou responsável na própria unidade de ensino.

Crianças com mais de 4 anos

Para crianças de 4 anos ou mais, não é preciso fazer o cadastramento on-line. A vaga deve ser solicitada diretamente no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) mais próximo de casa ou do trabalho ou então no Núcleo de Educação da Rua da Cidadania do seu bairro.

Como fazer?

Para preencher o cadastro on-line basta acessar o endereço cadastro-online.curitiba.pr.gov.br ou utilizar o aplicativo Curitiba App (clique aqui para baixar em equipamento Android e aqui para equipamentos iOS/Apple).

Quem não tiver computador ou smartphone pode ir a um CMEI ou ao Núcleo Regional da Educação, nas Ruas da Cidadania, onde haverá equipamento e orientação disponíveis. (Veja aqui a Rua da Cidadania mais próxima.)

Dúvidas?

Para tirar dúvidas, clique aqui e acesse sobre o portal.