Asfalto novo facilita a vida dos moradores do Cachoeira, Barreirinha e Taboão
A estudante Mariane dos Santos, moradora do bairro Cachoeira, pega a linha de ônibus Vila Leonice com frequência e observou a mudança que o asfalto novo nas ruas Engenheiro Francisco Xavier Driesel e Nair Schultz Helvig trouxe para os passageiros. "Ficou bem melhor. Meu pai, que usa a bicicleta todos os dias para ir ao trabalho, também notou. Tinha muitos buracos", diz a jovem.
O serviço, acompanhado pela Secretaria de Obras Públicas, ainda será concluído. Falta a segunda camada de asfalto e a sinalização horizontal (pintura). E antes mesmo de ficar pronto, o motorista Orlando Gomes Cordeiro também aprova o trabalho. "Dá para fazer o trajeto de um jeito bem melhor para o passageiro", avalia. Cordeiro é motorista profissional há 50 anos.
As ruas Engenheiro Francisco Xavier Driesel e Nair Schultz Helvig são paralelas e dão acesso à David Bodziak, que leva até a Avenida Anita Garibaldi.
A secretária Dayane dos Santos mora na Nair Shultz há 12 anos. "Eu achava que ia demorar ainda mais esse asfalto. No ônibus, o pessoal está comentando. Esta rua é importante demais porque quando a Anita Garibaldi está congestionada muita gente utiliza para desviar e chegar em Almirante Tamandaré por aqui", conta Dayane que, empolgada com a mudança, vai fazer a calçada na frente de casa.
As ruas da Vila Leonice estão próximas à Escola Municipal CEI Romário Martins, ao CMEI Vila Leonice e ao Colégio Estadual Getúlio Vargas.
Barreirinha e Taboão
Moradora da Rua Professor Leonardo Cobbe, via que a Prefeitura está asfaltando na Barreirinha, a aposentada Ladir Luiza Pietrovski decidiu mexer na calçada e no meio-fio na frente de casa. "Eu pretendia pintar a casa, mas com a obra da rua resolvi mexer na frente primeiro. Faz tempo que eu queria fazer", afirma Ladir.
Ela conta que, depois da colocação da primeira camada de asfalto, quase não percebe quando os ônibus da linha Santa Gema passam pela rua. "Antes, a janela tremia. Agora, nem escuto", conta a moradora. Na Rua Leonardo Cobbe também falta a segunda camada de asfalto, que antecede a sinalização.
Na Barreirinha foram pavimentadas e já estão sinalizadas as ruas dos Pinheiros, no Conjunto Paineiras, num trecho de 400 metros, e o prolongamento dela, a Deputado Edgar Távora, com mais 790 metros.
Taboão
A diretora do Colégio Estadual Sebastião Saporski, Viviane Magali Bajerski, aprovou a pavimentação de ruas do Taboão. A escola fica na Rua Maria de Lourdes Mickosz, que está sendo asfaltada numa extensão de 570 metros.
"Agora que a rua está boa, nossa preocupação é com a segurança do trânsito. O motorista precisa respeitar a sinalização para evitar acidentes, esta é uma rua estreita", declara.
Além da Rua Maria de Lourdes Mickosz, no Taboão foi asfaltada a Desembargador José Carlos Ribeiro Ribas, numa extensão de 1.520 metros.