Acordo estimula negócios entre Prefeitura e microempresas

O prefeito Rafael Greca, o diretor superintendente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Sebrae), Vitor Roberto Tioqueta, e o presidente em exercício da Fecomércio, Paulo César Nauiack, assinaram nesta segunda-feira (23/7) o termo de cooperação técnica que visa estimular negócios entre a Prefeitura e pequenas e microempresas na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). O objetivo é fortalecer o desenvolvimento econômico da região por meio de compras governamentais e públicas. O documento também foi assinado pelo secretário de Planejamento e Administração, Heraldo Alves das Neves.

O projeto vai incluir a cidade no programa Compra Metrópole, que integra o Programa Estadual Compra Paraná. “A ideia é criar uma cadeia produtiva virtuosa em torno das compras de suprimentos da Prefeitura. O objetivo é que o dinheiro dessas compras fique aqui, se multiplicando e gerando desenvolvimento regional”, disse Greca.  

O prefeito ressaltou que a iniciativa faz parte do Pró-Metrópole, programa que visa criar um mercado comum metropolitano e lembrou que algumas ações já vêm sendo realizadas. “Uma das primeiras grandes ações desse mercado foi a compra de mantimentos de cidades vizinhas para os Armazéns da Família. Depois, houve uma grande compra de mimosas e poncãs para ajudar a escoar a safra dos municípios do Vale do Rio Ribeira", disse Greca. "Agora, a Prefeitura está comprando suco de mimosa da região para a rede de 185 escolas e 219 CMEIs (Centros Municipais de Educação Infantil) da cidade”, contou.

Greca destacou que as escolas são um canal de compra de fornecedores locais. “Com o dinheiro do fundo rotativo, as unidades podem contratar serviços locais, como de vidraceiros, de chaveiros e de lavanderia”, exemplificou.

Crescimento

De acordo com cálculos do Sebrae, dos R$ 2 bilhões em compras de Curitiba – entre Prefeitura, autarquias e Câmara de Vereadores – 76% são fornecedores da capital, mas apenas 8% de pequenas e microempresas.

“Existe potencial para um crescimento de 5% a 10% ao ano desse mercado, chegando a R$ 1 bilhão em compras de pequenas e microempresas”, acrescentou Vinicius Milani, coordenador de Ambiente de Negócios do Sebrae.

Pelo programa assinado hoje, Curitiba se compromete a manter o mapeamento, a capacitação e negociação para compradores e fornecedores nos municípios integrantes da RMC. “É necessário tanto capacitar os servidores da Prefeitura como os pequenos fornecedores que vão atender o município”, disse Tioqueta, do Sebrae.

Os editais de até R$ 80 mil da Prefeitura já são direcionados para as pequenas e microempresas e o próximo passo é estimular que as empresas da RMC tenham mais espaço nessas concorrências.

Pelo acordo, servidores da Prefeitura participarão de capacitação pelo Sebrae. Também será feito um diagnóstico das compras, com indicadores de mercado e potencialidades locais relativas à área de compras governamentais e perfil econômico do município. O convênio tem duração até 31 de dezembro de 2018, mas poderá ser renovado.

Presenças

Estiveram na assinatura do acordo, Marcelo Ferraz Cesar, da Superintendência de Assuntos Metropolitanos e Patrimônio Histórico de Curitiba; e Joailson Agostinho, gerente de Unidade de Atendimento do Sebrae.

Da Secretaria Municipal de Planejamento e Administração estavam Alessandra Paluski, superintendente de Administração; Silvana de Brito Nascimento, diretora da área de compras; Soeli Pereira Teixeira, gestora de contratos; e Denise Santos, presidente da comissão de licitação.