Ações de enfrentamento de Curitiba são destaque em webinar nacional
Um dos grandes aprendizados da pandemia da covid-19, para a secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Oliveira Dias, deverá ser a compreensão dos processos ambientais, de como desequilíbrios podem afetar o mundo todo. A secretária participou de um encontro online promovido pela Associação Brasileira de Direito da Energia e Meio Ambiente (ABDEM), na noite desta terça-feira (2/6), com outros representantes de órgãos públicos da área ambiental. A mediação foi do presidente da entidade, Alexandre Sion.
Marilza destacou, principalmente, os desafios da cidade na proteção dos profissionais dos serviços essenciais, como os responsáveis pela limpeza e assepsia da cidade. “Intensificamos este tipo de trabalho, tão importante em meio a esta pandemia, com os cuidados necessários para garantir a segurança de todos”, disse.
A secretária lembrou os protocolos para descarte de resíduos e orientações constantes que vêm sendo dadas à população, em especial para itens como luvas e máscaras, que não devem ser destinados à coleta seletiva.
“Estamos promovendo, também, a quarentena do material que vai ser separado pelos nossos associados do Ecocidadão, cerca de mil trabalhadores”, completou. “Além disso, por determinação do prefeito Rafael Greca, garantimos a renda dessas pessoas, ainda que optassem por suspender a triagem neste período.”
As 40 associações ligadas ao Ecocidadão que recebem material do Lixo Que Não é Lixo estão mantendo as atividades.
Licenciamentos e mudanças administrativas
A pandemia também trouxe mudanças para a rotina de trabalho diária, com processos de licenciamento e fiscalização.
“Com a informatização em andamento e a queda nas solicitações, estamos conseguindo manter o atendimento aos munícipes, com todos os cuidados necessários e o afastamento de servidores que fazem parte de grupos de risco”, ressaltou.