Esportes e dança animam Dia do Desafio no Centro de Curitiba; a Família Folhas também participou

Nesta quarta-feira (29/5), a Prefeitura de Curitiba promoveu diversas atividades como parte do Dia do Desafio. A data busca estimular a adoção de um estilo de vida mais ativo em todo o mundo, por meio da prática regular de atividades físico-esportivas.

Na Rua XV de Novembro, a Prefeitura de Curitiba, em parceria com o Sesc Paraná, ofereceu diversas práticas de saúde e lazer à população, como aferição de pressão, teste de glicemia, plataforma 360°, cabine de foto e óculos de realidade virtual. Os participantes também puderam jogar pingue pongue, badminton e dançar com a Família Folhas.

O atleta Kenichi Yamamoto, de 79 anos, já tem experiência em modalidades como atletismo e beisebol, mas teve a oportunidade de usar óculos de realidade virtual pela primeira vez nesta quarta-feira.

“Eu nunca tinha jogado com realidade virtual, e foi muito divertido. Eu pratico esportes a minha vida inteira, mas isso aqui foi completamente novo para mim”, afirma Kenichi.

Idealizada pela Fisa (The Association For International Sport for All) e pela ISCA (International Sport and Culture Association), da Unesco, no Brasil a ação é coordenada pelo Sesc e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj).

Dança com a Família Folhas

A principal atração desta quarta-feira na Rua XV foi a Família Folhas, que convidou a população a dançar e se movimentar ao ritmo de músicas. Estela Maris Monteiro, de 63 anos, conta como aproveitou a atividade.

“Eu estou sempre me movimentando, tanto que vim aqui só para isso, e adorei tudo o que programaram para nós. Apesar de minha idade, ainda tenho o ânimo de uma criança, por isso gosto tanto dessas coisas”, relata Estela.

A atividade também teve a presença de estudantes do Instituto de Educação do Paraná, que aprovaram a programação da Prefeitura, como contam as estudantes Rafaela Ramos, de 12 anos, e Eduarda dos Santos, de 13.

“Eu gostei muito de tudo isso. É mais divertido do que parece, principalmente com a Família Folhas”, diz Rafaela. “Essas atividades são boas para sair da rotina também, e ainda servem como exercício”, completa Eduarda.

Atividades em Curitiba

Além da Rua XV de Novembro, aconteceram diversas outras atividades para celebrar a data em Curitiba. A campanha passou por secretarias municipais, pela Fundação Cultural e pelo Pedala Noturno, no Cajuru.

“O Dia do Desafio representa uma valiosa ocasião para fomentar a importância da atividade física e nutrir uma cultura de bem-estar e vitalidade em nossa sociedade, reforçando o compromisso com a promoção da saúde e da qualidade de vida de nossa comunidade”, afirma o secretário Municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Carlos Pijak Junior.

Aqueles que praticarem uma atividade em casa ou em qualquer lugar da cidade podem registrar por meio do QRcode disponibilizado pelo Sesc Paraná.

História do Dia do Desafio

A origem do Dia do Desafio foi em 1983 no Canadá e, a partir de 1995, a iniciativa passou acontecer no Brasil, organizada pelo Sesc São Paulo. Neste ano, a campanha é inspirada pelo movimento Cidades Saudáveis, criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para ampliar as discussões sobre os conceitos de atividade física e modais de locomoção que, hoje, dizem muito sobre a saudabilidade e funcionalidade de uma cidade.

As atividades esportivas, físicas e de lazer da Prefeitura fazem parte da política pública Curitiba Viva Bem, uma das principais agendas da gestão do prefeito Rafael Greca, assim como a mobilidade urbana, sustentabilidade, empreendedorismo de impacto, cultura da inovação como processo social e cidade educadora. A importância da saúde e bem-estar para os curitibanos motivou a Prefeitura a mobilizar todas as áreas da gestão pública, que estão ampliando as ações de forma conjunta através do Curitiba Viva Bem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *