Turismo e programas integrados são prioridades para 2025 na Região Metropolitana de Curitiba
Fomentar o turismo, solucionar problemas de acesso entre a capital e municípios vizinhos e ampliar programas integrados nas áreas da saúde, educação, segurança, transporte coletivo, habitação e meio ambiente. Esse é o foco principal do trabalho da Secretaria para o Desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) ao longo de 2025.
Criada em 2021, a pasta articula o desenvolvimento integrado metropolitano e organiza o debate dos desafios comuns e de boas práticas, além de apresentar projetos e ações replicáveis entre as diversas cidades.
A RMC reúne 29 municípios e concentra uma população superior a 3,6 milhões de pessoas.
Nestes primeiros dias de janeiro, o secretário Thiago Bonagura e o superintendente Márcio Barros realizaram diversas reuniões de trabalho para definir as ações deste ano.
“Nossas iniciativas buscam fortalecer o papel da região metropolitana e promover o crescimento econômico e sustentável desta que é a segunda maior metrópole do país”, pontua Bonagura.
Durante a eleição da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec), no último dia 7, o secretário reuniu-se com os prefeitos e fez um levantamento das principais demandas. “As maiores metas a partir de agora são fomentar o turismo e avançar na construção de programas integrados na saúde, educação, segurança, transporte, habitação e meio ambiente”, destacou o secretário.
Bonagura adiantou que entre os desafios mais imediatos estão a conclusão do contrato do Consórcio Intermunicipal de Manejo dos Resíduos Sólidos e a nova concessão de transporte coletivo da região.
“O prefeito Eduardo Pimentel deixou claro que quer administrar Curitiba sempre olhando para o entorno, buscando levar mais desenvolvimento para toda nossa região e, por isso, o diálogo constante com os municípios é essencial”, destacou o secretário.
“Serão organizados encontros, fóruns e conferências setorizadas para valorizar o que já vem sendo feito por cada cidade e estimular cada vez mais a integração. Daremos sequência a alguns projetos que já estavam em andamento e traremos algumas novas ideias para que tenham ações práticas de fato”, explicou.
Conquistas
Ao longo dos seus quatro anos de atuação, a Secretaria da RMC garantiu estímulo às cooperativas da agricultura familiar, com aumento dos percentuais de hortifrutigranjeiros de produtores metropolitanos na alimentação escolar de Curitiba e em programas sociais. Realizou ainda dezenas de ações do Programa de Extensão Universitária (ProEx), como o parque tecnológico da Lapa e um Centro de recuperação de vida silvestre em Contenda e concluiu o Plano de Desenvolvimento Regional, em parceria com o programa Paraná Produtivo do Governo do Estado, assegurando recursos no plano plurianual para 186 ações estratégicas de incentivo à agricultura e ao turismo.