Sanepar e Prefeitura inauguram novo sistema de esgoto no Zoológico Municipal de Curitiba
A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e a Prefeitura de Curitiba inauguraram nesta sexta-feira (28) um novo sistema de esgotamento sanitário no Zoológico Municipal de Curitiba. A obra inclui 3 quilômetros de redes coletoras e outros equipamentos. O investimento ultrapassou R$ 1,8 milhão. A inauguração aconteceu como parte da celebração dos 43 anos do Zoológico e, também, do aniversário de 332 anos da Capital, comemorado neste sábado, 29 de março.
A cerimônia reuniu autoridades municipais, representantes do Instituto Água e Terra, diretores e equipes do zoológico, lideranças regionais e alunos da rede municipal de ensino.
A nova estrutura conta com tecnologia moderna e sustentável. Além do esgoto tratado, foram instalados três quilômetros de cabo de fibra óptica junto à rede coletora. Com isso, os visitantes terão acesso à internet de qualidade.
O diretor de Inovação e Novos Negócios da Sanepar, Anatalicio Risden Junior, destacou que a obra amplia o cuidado já oferecido à cidade para dentro do zoológico. “Foi feita uma rede de esgoto que levará todos os dejetos coletados aqui para tratamento na Estação de Tratamento de Esgoto Padilha Sul. Isso melhora as condições de vida dos animais e a experiência dos visitantes, que vêm até aqui para conhecer esse trabalho de preservação”, afirma.
O zoológico recebe cerca de 650 mil visitantes por ano e é referência na preservação de animais que não podem voltar à natureza. Com a nova instalação, esse compromisso se fortalece.
O prefeito Eduardo Pimentel reforçou a importância da parceria com a Sanepar para oferecer serviços de qualidade à cidade. “Temos um dos maiores índices de tratamento de esgoto e água do país. Esse investimento não apenas fortalece o saneamento, mas também inova ao integrar conectividade à infraestrutura de esgoto. Agradeço à Sanepar por essa parceria”, diz.
O diretor do Departamento de Pesquisa e Conservação da Fauna, Edson Ferraz Evaristo, destacou o impacto ambiental positivo da iniciativa. “Toda essa estrutura será utilizada na manutenção dos animais e, também, beneficiará o público. Hoje estamos reafirmando o nosso compromisso com o meio ambiente por meio dessa importante parceria”, conclui.