Regional Boa Vista dá salto na mobilidade com entrega da Linha Verde e Ligeirão Norte/Sul
A grande transformação urbana foi, sem dúvida, a principal marca dos últimos 8 anos na Regional Boa Vista. A entrega histórica das 12 pistas do trecho final da Linha Verde, feita pelo prefeito Rafael Greca, foi a obra mais importante da região e impactou toda a cidade.
Mas a região formada pelos bairros Abranches, Atuba, Bacacheri, Bairro Alto, Barreirinha, Boa Vista, Cachoeira, Pilarzinho, Santa Cândida, São Lourenço, Taboão e Tingui e habitada por 266.890 pessoas – segundo estimativa do IBGE e Ippuc de 2020 -, tem outros avanços para comemorar.
Também na área de mobilidade, a Prefeitura entregou o Ligeirão Norte/Sul, que liga os terminais Santa Cândida e Pinheirinho e a execução de 184,5 km de asfalto novo.
A região também recebeu o primeiro Hospital Veterinário da cidade, requalificação da Avenida Erasto Gaertner, novo Terminal Solar Santa Cândida, reforma de unidades de saúde e clínicas odontológicas.
Fim dos congestionamentos
Em junho deste ano, a Prefeitura realizou um feito histórico com a entrega da colossal obra da Linha Verde que os curitibanos aguardavam há quase 17 anos.
As 12 faixas para veículos do trecho final da Linha Verde Norte (Lote 4.1) foram liberadas ao tráfego, assim como a nova trincheira e os 3 viadutos construídos na região do antigo Trevo do Atuba, desfazendo o maior nó viário da cidade.
As obras ampliaram o grande corredor de transporte que agora conecta Curitiba de Norte a Sul, desde o Pinheirinho ao Atuba.
Economia de tempo
O Ligeirão Norte/Sul foi outra entrega importante na área de mobilidade. Além da requalificação viária e urbana no seu percurso, a nova linha trouxe uma redução de tempo de deslocamento de 15 minutos para os passageiros que fazem o trajeto de ida e volta, que poderá ser realizado em até 100 minutos, 15% menos do que as linhas paradoras.
Ligeirão Linha Verde
A Prefeitura entregou em dezembro as novas estações-tubo Atuba e Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Linha Verde. Com a conclusão da obra, o transporte coletivo na região ganha novas linhas, incluindo o Ligeirão Expresso Linha Verde (Atuba/Pinheirinho), mais integração metropolitana e ainda mais ônibus.
Com as novas estações, sete linhas urbanas e metropolitanas passam a operar na estação-tubo Atuba, incluindo o novo Ligeirão 350-Expresso Linha Verde (antiga linha Fagundes Varela/Pinheirinho), que agora passa a percorrer 40,6 quilômetros e vai beneficiar 16,1 mil passageiros/dia.
Também passam a fazer conexão na estação Atuba as linhas alimentadoras 222-Esperança e 341-B.Alto/Sta Cândida e as metropolitanas B05-Guaraituba/Cabral (Linha Direta), B42-Guaraituba/Atuba (Via Terminal Maracanã), 031-Quatro Barras/Atuba e S02-Roça Grande/Linha Verde (Atuba).
Ruas renovadas
Nos últimos oito anos, as ruas dos bairros da Regional Boa Vista receberam 184,5 km de asfalto novo, o que equivale à distância entre Curitiba e a cidade de Castro, nos Campos Gerais.
Desse total, 13,3 km beneficiaram moradores de ruas de pavimento primário, que antes tinham que conviver com a lama e o pó.
Entre as intervenções na malha viária, está a requalificação em uma artéria importante da região, a Avenida Erasto Gaertner.
Zeladoria
Além do asfalto novo, a malha viária já existente na região recebe cuidados constantes. As ações de tapa-buraco somaram 3,9 mil km no período de janeiro a novembro de 2024.
As roçadas em parques, bosques e ruas alcançaram 14.030.777 m² quadrados.
A manutenção da estrutura das águas da chuva foi feita em 86.604 metros da região e envolve estruturas como bocas-de-lobo e tubulação, além da limpeza e manutenção de 26.221 caixas de captação.
As ruas da regional receberam ainda a instalação de 17.693 lâmpadas de LED. As trocas de lâmpadas e outros serviços na iluminação pública da região somaram 106.515 intervenções.
Cruz do Pilarzinho
A comunidade recebeu a importante obra da correção geométrica da famosa Cruz do Pilarzinho. Além da melhoria viária, a obra trouxe segurança aos pedestres e integração temporal do transporte.
Além desse trabalho, uma das principais artérias da região, a Avenida Anita Garibaldi, foi completamente revitalizada e recebeu 3 km de asfalto novo.
A Prefeitura também implantou na região, a rotatória na confluência das ruas João Gava e São Salvador com a Eugênio Flor, revitalizou as ruas Estados Unidos e Mateus Leme, criou os binários Lodovico Geronazo/Arthur Carlos Peralta e Guilherme Ihlenfeldt x Arary Souto/29 de Junho e ampliou o binário Mateus Leme/Nilo Peçanha.
Terminal solar
Pelo programa Curitiba Mais Energia, o Terminal Santa Cândida recebeu 900 módulos fotovoltaicos para geração de energia elétrica destinada a prédios públicos da Prefeitura. O sistema vai gerar energia capaz de abastecer 300 casas por dia.
Calçadas recuperadas
A prioridade ao pedestre, linha mestra do programa Caminhar Melhor, desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), beneficiou os moradores da região.
No Barreirinha e Pilarzinho, a Prefeitura fez a recuperação de 1.700 metros. Na Vila Santa Efigênia, a requalificação foi realizada em 1.200 metros de calçadas no entorno da Escola Municipal Júlia Amaral Di Lenna, do Terminal Barreirinha, do Armazém da Família e do CMEI Santa Efigênia, do Farol do Saber Antônio Machado, da Unidade de Saúde Santa Efigênia e da Praça Julius Forrer.
Moradora do Barreirinha, Margarete Fortunato gostou da obra. “É uma melhoria muito boa para nós aqui do bairro, principalmente para os estudantes que terão esta novidade na volta às aulas. Está ficando muito bonito”, elogiou.
No Pilarzinho, as melhorias nos passeios foram executadas em 500 metros, no entorno da Escola Municipal e Farol do Saber Herley Mehl, do Cras Pilarzinho, da Unidade de Saúde Pilarzinho, do Centro de Educação Infantil Cinderela e da Praça Vasco José Taborda Ribas.
Prevenção de alagamentos
A Prefeitura também atuou na prevenção às enchentes na região. O Rio Bacacheri Mirim recebeu perfilamento e contenção de taludes como parte do programa Curitiba Contra Cheias. As intervenções se estenderam por 320 metros.
Outras intervenções foram realizadas na Rua Lodovico Geronazzo (Boa Vista), com implantação de galerias de águas pluviais; construção da ponte de concreto da Rua Sebastião Pinto, sobre o Rio Atuba, entre Curitiba e Colombo; e a obra emergencial de manutenção, com recomposição do asfalto, da ponte sobre o Rio Atuba, na Estrada da Graciosa.
Saúde e odontologia
Em 2018, a Prefeitura entregou a Unidade de Saúde Jardim Aliança, para atender moradores dos bairros Santa Cândida e Cachoeira. A unidade tem 565 m² e dois pavimentos.
Além disso, a Prefeitura reformou a UPA Boa Vista, outras seis unidades de saúde e todas as clínicas odontológicas das 15 unidades de saúde da região.
Saúde dos pets
Curitiba deu um passo importante na defesa da causa animal com a implantação do primeiro Hospital Veterinário Municipal, no bairro Taboão, no novo Parque São Francisco de Assis.
O hospital conta com estrutura e corpo técnico especializado para atendimentos de média e alta complexidades, de forma prioritária para animais de estimação de moradores em situação de vulnerabilidade social e de protetores de animais.
Ensino para os curitibinhas
No Jardim Aliança, no bairro Santa Cândida, na área de abrangência da Regional Boa Vista, a Prefeitura implantou uma escola e um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI).
O CMEI Aroeira/Jairo Marcelino tem 1.239,13 m² de área construída e capacidade para atender 200 crianças de até 5 anos. Já a Escola Municipal Metry Bacila, a 186ª da rede municipal de Curitiba, tem capacidade para 600 estudantes do ensino fundamental.
A Prefeitura também abriu a Unidade de Educação Integral (UEI) Boa Vista e os CMEIs Maria Antônia Schuartz, Heloína Greca e Maria José Coutinho Camargo.
Além disso, a comunidade foi beneficiada com a entrega de seis Faróis do Saber e Inovação e com a reforma das escolas municipais Theodoro de Bona e Cerro Azul, que ganharam também quadra coberta, assim como a escola Raul Gelbeck.
Novo parque
No bairro Taboão, a Prefeitura está criando mais uma área verde na cidade, o Parque São Francisco de Assis, onde antes funcionava o Parque das Esculturas da Votorantim.
Nos últimos oito anos, a Prefeitura também implantou o Bosque da Colina (Pilarzinho); criou a Escola de Sustentabilidade, no Bosque Zaninelli, no Pilarzinho; revitalizou os parques São Lourenço (Memorial Paranista), Atuba, Barreirinha e Bacacheri e plantou 500 mudas de ipês na Avenida Paraná, no trecho entre os terminais Boa Vista e Santa Cândida.
A Praça da Liberdade, no Bairro Alto, foi revitalizada e recebeu nova iluminação, pista de skate, quadra de grama sintética, quadra poliesportiva, parquinho novo e pista de caminhada.
Cartão-postal
Em 2024, o Memorial Paranista, no Parque São Lourenço, comemorou três anos de existência como um dos espaços públicos mais frequentados da cidade. Nesse período, o espaço recebeu aproximadamente 170 mil visitantes, atraídos pelas exposições de arte, pelo paisagismo e pelas esculturas monumentais de Turin que compõem o Jardim das Esculturas.
Esporte e Lazer
A prática de esporte e lazer também mereceu atenção da Prefeitura. O Centro de Esporte e Lazer Bacacheri passou a contar com uma quadra de beach tênis. Também passou por melhorias o Centro de Esporte e Lazer Avelino Vieira, no mesmo bairro. A intervenção envolveu a revitalização da pista de skate e outras melhorias.
O Centro de Esporte e Lazer da Rua da Cidadania também passou por requalificação, além do Clube da Gente Boa Vista.
Casa própria
No Atuba, a Prefeitura vai entregar casas novas equipadas com painéis fotovoltaicos do programa Cohab Solar para 108 famílias. O Moradias Vila Divino será formado por três condomínios de 36 casas cada um.
No Santa Cândida, o conjunto habitacional Colinas do Norte foi entregue. Com 184 unidades, 58 foram destinadas para inscritos na fila da Cohab pertencentes à faixa 2 do programa Minha Casa Minha Vida.
Nessa região os moradores também foram beneficiados com a entrega de moradias nos conjuntos Maringá I (156 unidades), Figueiras (80), Faxinal (125), Bérgamo (96) e Ville Provence (27).
Segurança alimentar
Para renovar o compromisso contínuo da Prefeitura com a população, o Armazém da Família e o Sacolão Santa Efigênia, no Barreirinha, foram reformados.
Outra ação importante foi a integração do transporte coletivo com o Sacolão e Armazém da Família dos terminais Santa Cândida e Barreirinha sem pagar passagem, pelo período de 1 hora.
No bairro Boa Vista, foi criada a Feira Noturna Cassiopeia, na Rua Alberto Potier, entre a José Merhy e Carlos de Campos.
Ação social
Para as famílias em situação de vulnerabilidade social, a Prefeitura construiu uma nova sede do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Bairro Alto. O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), passou a ocupar uma nova sede no bairro Boa Vista. A Prefeitura também revitalizou a sede do Cati Boa Vista.