Prefeitura de Curitiba terá sistema para facilitar o trabalho de manutenção urbana

O prefeito Eduardo Pimentel conheceu na manhã desta quinta-feira (10/4) o Sigmu Cidade. O sistema, criado pelo Instituto Cidades Inteligentes (ICI), traz uma solução corporativa eficiente, online, com menos papel, e mais transparência em diversos processos de registro e controle internos da Prefeitura.

Integrado a outros sistemas fundamentais, como o Sistema Único de Protocolo (SUP) e o Sistema Integrado de Atendimento ao Cidadão (Siac) que está ligado à Central 156, o Sigmu Cidades possui até o momento dois módulos de trabalho. O de fiscalização, que foi entregue em 2024 e está sendo utilizado pela Secretaria do Urbanismo, e o de execução, entregue nesta quinta com o objetivo de centralizar, organizar e acompanhar de forma online todas as etapas das manutenções urbanas feitas em Curitiba, como fresa, recape, capa asfáltica, entre outros.

Dentre os principais benefícios para o departamento de manutenção urbana, que passa a utilizar o sistema a partir de agora, estão a gestão digital de obras, a extinção do processo manual e dos formulários em papel, a agilidade no trabalho operacional e o controle facilitado de todas as etapas de cada intervenção. Todos os agentes da Prefeitura, servidores e terceirizados poderão utilizar o sistema, desde o prestador de serviços que está fazendo o trabalho na rua, até o fiscal e o gestor.

“Essa é uma gestão a favor do povo. Sabemos da importância da manutenção da cidade, dos distritos como a ponte da população com a Prefeitura. Sendo assim, esse trabalho de utilizar a tecnologia para agilizar as demandas de manutenção urbana é um ponto muito importante. Nós queremos fazer mais e avançar mais”, disse o prefeito Eduardo Pimentel no evento, que integra também a lista de entregas dos 100 primeiros dias de governo.

A apresentação contou com a participação do secretário do Governo Municipal (SGM), Marcelo Fachinello, do superintendente da Secretaria de Administração e Tecnologia da Informação (Smati), Bruno Martin Batista, além de servidores envolvidos no desenvolvimento da nova ferramenta e gestores do ICI. De acordo com Fachinello, o novo módulo da ferramenta foi desenvolvido a partir das necessidades dos servidores dos distritos.

“O ICI entendeu o dia a dia de todos os agentes para criar a melhor solução permitindo que o trabalho seja feito com maior agilidade e consistência”, afirma o secretário.

O diretor presidente do ICI, Alexandre Gedanken, ressaltou a importância da parceria com a Prefeitura de Curitiba e da transformação digital, automatização dos processos e consequente melhoria para o cidadão. “O sistema traz novas funcionalidades, tecnologias e fluxos de trabalho, para facilitar o atendimento das demandas de manutenção urbana do município de Curitiba.”

Trabalho integrado

O Sigmu Cidade foi desenvolvido pelo ICI junto ao trabalho integrado das secretarias do Governo Municipal (SGM) e de Administração e Tecnologia da Informação (Smati).

Para o superintendente de Manutenção Urbana da SGM, José Hidalgo Neto, a inovação trará ganho ao dia a dia dos servidores e para a população. “Ter todo o sistema online irá agilizar muito a nossa demanda e trará maior controle sobre cada etapa das intervenções. Assim, o resultado final também será sentido pela população”, diz.

A ideia é que ainda haja a ampliação das funcionalidades e novos módulos para servidores que atuam em outras secretarias, tais como Meio Ambiente, Segurança Alimentar e Nutricional, Defesa Social e Trânsito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *