Prefeitura de Curitiba entrega 110 obras para modernizar e ampliar oferta de serviços públicos

Um novo bairro inteligente na Caximbaterminal de ônibus e Restaurante Popular no TatuquaraCine Passeio no Centro, Fazendas Urbanas no Cajuru e na CIC, escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), Rua da Cidadania na CIC, unidades de saúde e equipamentos para esporte e lazer. A gestão do prefeito Rafael Greca consolidou um período de grandes avanços na infraestrutura pública de Curitiba e deixa um legado de mais de 127 obras em equipamentos públicos que atendem às necessidades da população, mas que também projetam uma Curitiba melhor para as próximas gerações.

A cidade recebeu, nos últimos 8 anos, novas construções, reformas e ampliações em diversos espaços públicos. São obras que ampliaram e modernizaram os locais dedicados à educação, saúde, habitação, cultura, lazer e serviços essenciais. A Prefeitura priorizou o atendimento às demandas da população.

“Curitiba é uma cidade que se reinventa, acolhe e evolui. A transformação da nossa cidade está em cada obra entregue, que amplia o acesso a serviços públicos de excelência e reforça o cuidado com nossa gente”, destaca o prefeito Rafael Greca.

A execução das obras foi coordenada pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop). “Entregar obras com qualidade e funcionalidade é um compromisso com o presente e o futuro de Curitiba”, diz Rodrigo Araújo Rodrigues, secretário municipal de Obras Públicas.

Moradias e vida digna

Entre as realizações que marcaram esse período, destacam-se as emblemáticas obras do projeto Bairro Novo da Caximba. O projeto alia habitação digna e infraestrutura inovadora, com 734 das 1.147 unidades habitacionais previstas, já entregues ou em construção. Há unidades aguardando o início das obras e outras em processo de licitação.

A dona de casa Mirian Pereira Martins é uma das contempladas com novo lar desde junho passado. “A conquista é grande e aguardada por muito tempo. Estamos todos começando um novo e bonito ciclo de vida”, disse Mirian.

Segurança Alimentar

Outras iniciativas importantes incluem o Complexo de Segurança Alimentar do Viaduto do Capanema, que reúne a Escola de Segurança Alimentar e a Mesa Solidária Patrícia Casillo (Centro); as Fazendas Urbanas, com uma em operação no Cajuru e outra em implantação na CIC; e o Novo Restaurante Popular no Tatuquara, em fase final de obras.

Também merecem destaque a restauração do Teatro Paiol, no Rebouças; a revitalização da Casa Portugal, no Centro; e a reforma da Casa Culpi, agora transformada em Escola de Segurança Alimentar para cursos e capacitações em gastronomia e turismo, no Butiatuvinha.

Educação e saúde

Na área da educação, foram inaugurados sete novos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e outros dois estão em fase adiantada de obras, além de uma nova escola municipal para ensino fundamental no Santa Cândida e a ampliação de outra na Caximba.

Também foram realizadas importantes obras na área da saúde, com construção de duas unidades de saúde e reformas de sete, além das melhorias no Hospital do Idoso Zilda Arns. Na assistência social, destaque para a Casa de Passagem Padre Pio e o Centro de Referência Especializado para População de Rua (Centro Pop), localizado na Praça Solidariedade, no Rebouças.

Esporte, lazer e cidadania

Os investimentos incluíram novas academias ao ar livre, reforma e ampliação de Centros de Esporte e Lazer, a cobertura da parede de escalada no Cajuru e a construção de dois Clubes da Gente, nos bairros Boa Vista e Santa Felicidade, e reforma da unidade no Bairro Novo.

Outras melhorias incluem o novo Centro de Treinamento da Guarda Municipal, reformas nas Ruas da Cidadania e novas sedes para Conselhos Tutelares.

Destaques

  • 127 obras em equipamentos públicos.
  • 1.147 unidades habitacionais previstas no Projeto de Gestão de Risco Climático no Bairro Novo da Caximba, com 734 unidades já entregues ou em construção.
  • 7 novos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) inaugurados e 2 em fase adiantada de obras.
  • Nova Escola Municipal de Educação Integral Metry Bacilla, entregue no Santa Cândida, e ampliação da Escola Joana Raksa, em andamento na Caximba.
  • 9 unidades de saúde construídas ou reformadas, além de melhorias no Hospital do Idoso Zilda Arns.
  • 2 Clubes da Gente construídos em Santa Felicidade e Boa Vista e reforma da unidade no Bairro Novo.
  • 2 Fazendas Urbanas: uma em operação no Cajuru e outra em implantação na CIC.
  • Obras de reforma de espaços culturais, como o Teatro Paiol e Casa Portugal.
  • Novos Centros de Treinamento da Guarda Municipal e reformas nas Ruas da Cidadania.
  • Novas sedes para Conselhos Tutelares e outros equipamentos públicos em várias regiões da cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *