Movimento Floripa Sustentável conhece como funciona o sistema de transporte de Curitiba

Representantes do Movimento Floripa Sustentável se reuniram com o prefeito Eduardo Pimentel, nesta quinta-feira (3/4), para falar sobre mobilidade urbana sustentável e transporte público. O sistema de BRT de Curitiba foi apresentado e discutido com a comitiva, que reúne secretários municipais de Florianópolis, técnicos e empresários. O ex-prefeito de Curitiba Cássio Taniguchi é o coordenador de Planejamento Urbano e Mobilidade do Floripa Sustentável.

O encontro aconteceu no gabinete do prefeito Eduardo Pimentel na Secretaria Municipal do Meio Ambiente, nas Mercês. “Uma alegria receber os amigos da cidade-irmã de Florianópolis, o prefeito Topázio (Neto) é um grande companheiro nosso, amigo, e sempre trocamos informações. Temos muito a compartilhar, de Curitiba para Floripa e de Floripa para Curitiba”, disse Eduardo Pimentel.

Depois da reunião no Meio Ambiente, a comitiva foi até o terminal do Campo Comprido para conhecer o sistema de transporte público de Curitiba na prática. Eles embarcaram em um ligeirão e seguiram até a Praça Rui Barbosa e depois para a Urbs, na Rodoferroviária.

“O nosso sistema de BRT já foi replicado em mais de 200 cidades no mundo, é um transporte eficiente e exemplar. A canaleta exclusiva diminui o tempo do percurso do ônibus, traz segurança, conforto para o usuário e com as obras de infraestrutura que estamos fazendo no Ligeirão Leste/Oeste ficará cada vez mais rápido”, explicou Eduardo Pimentel.

As obras envolvem a readequação de 22,5 km de canaletas exclusivas para o transporte coletivo, entre Pinhais e o CIC Norte, em Curitiba, para permitir a ultrapassagem do Ligeirão dos biarticulados paradores. As intervenções incluem ainda cinco terminais, incluindo o novo equipamento do Capão da Imbuia, e a revitalização de 34 estações-tubo.

Também acompanharam a reunião os secretários municipais do Governo, Marcelo Fachinello, de Obras Públicas, Luiz Fernando Jamur, do Meio Ambiente, Marilza Dias, e os presidentes da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto, e do Instituto Municipal de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Ana Zornig Jayme.

Comitiva

O Movimento Floripa Sustentável é constituído por mais de 45 instituições e empresas de Florianópolis e da Região Metropolitana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *