Greca: uma cidade inteligente cuida das pessoas desde a primeira infância
“Uma cidade inteligente tem que ter coração e se preocupar com as pessoas desde a primeira infância”. A afirmação foi feita pelo prefeito de Curitiba, Rafael Greca, neste sábado (9/11), durante entrevista para a Rádio Vaticano, em Roma (Itália).
Na última sexta-feira (8/11), Greca deu início à segunda etapa da missão oficial de Curitiba na Europa, depois de ter passado por Barcelona (Espanha). Na Itália, ele está acompanhado dos secretários municipais de Segurança Alimentar e Nutricional, Luiz Gusi, e de Planejamento, Finanças e Orçamento, Cristiano Hotz, e do assessor de Articulação Política da Prefeitura de Curitiba, Lucas Navarro.
- Greca mostra experiências de Curitiba em Barcelona e Roma
- Em Barcelona, Greca se reúne com o CEO do Intelligent Community Forum
- Curitiba celebra 175 prêmios nacionais e internacionais em oito anos
Pilares da inovação
Na entrevista concedida ao radialista Silvonei José Protz, Greca falou sobre os 3 prêmios mundiais de inovação concedidos a Curitiba, além das políticas de Segurança Alimentar e Nutricional, do uso da de energia solar e da eletromobilidade, do SUS Curitibano; das obras de mobilidade e dos Faróis do Saber e da Inovação.
Greca explicou que Curitiba conseguiu ser referência mundial em inovação graças a um trabalho de muitas décadas e que teve continuidade e criação de novos serviços em suas gestões.
“As nossas escolas públicas são totalmente gratuitas e apoiadas por uma rede de Faróis do Saber e Inovação, aparelhados com internet pública e impressoras 3D para ensinar as crianças robótica e prototipia, incentivando os curitibinhas a aprenderem as profissões do futuro”, disse Greca.
Tríplice coroa
Com a conquista do prêmio de Cidade Mais Inteligente do Mundo, em novembro de 2023, em Barcelona; do troféu Prata no Seul Smart City Prize, em outubro deste ano; e do título de Comunidade Mais Inteligente do Mundo 2024, no dia 4 de novembro, em Barcelona, Curitiba celebra um feito singular: a tríplice coroa das premiações mais importantes de smart cities do mundo.
Os três reconhecimentos globais de Curitiba se somam a importantes títulos e prêmios nacionais que também mostram que a gestão de Rafael Greca e Eduardo Pimentel tem feito a lição de casa em seu compromisso de garantir a melhoria do dia a dia da população da capital.
Energia solar e eletromobilidade
Greca explicou que outros fatores também influenciaram para as premiações de Curitiba, como a adoção da energia solar, através da Pirâmide Solar de Curitiba e da instalação de painéis fotovoltaicos em prédios públicos; as 550 mil árvores plantadas; os projetos de eletromobilidade no transporte público e os do Novo Inter 2 e BRT Leste/Oeste; o Bairro Novo da Caximba; os aplicativos e plataformas Saúde Já e 156; a Central Saúde Já; o Wi-fi Curitiba; o Fab Lab do Cajuru; a Muralha Digital; ações voltadas ao empreendedorismo; a inovação do Vale do Pinhão; Fazenda Urbana e os Jardins de Mel; as hortas urbanas e o Câmbio Verde.
“Curitiba é uma cidade tão conectada que os funcionários do Zoológico conseguiram salvar um tucano, que estava com bico quebrado, com a colocação de uma prótese feita em impressora 3D e o bichinho já está conseguindo comer”, relatou o prefeito.
Anel Metropolitano de Alimentos
Durante a entrevista à Rádio Vaticano, o prefeito também adiantou que vai propor em reuniões previstas para ocorrer na segunda-feira (11/9), com representantes da FAO, a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, e autoridades da capital italiana, a criação de um Anel Metropolitano de Alimentos na periferia de Curitiba.
“A ideia é criar um rede de segurança alimentar utilizando para isso as áreas embaixo dos linhões de energia para realizar plantio de alimentos. Isso ficaria à cargo das famílias e caberia aos órgãos públicos o fornecimento de sementes, insumos e orientação. É a mesma metodologia que já funciona com as nossas 180 hortas urbanas”, explicou Greca.
Greca terá encontros com a embaixadora Carla Carneiro, representante permanente do Brasil junto à FAO, e com Fabio Bonanno, chefe de Política Agrícola e Alimentar de Roma; com Andrea Messori, da rede de hortas comunitárias e agricultura urbana de Roma; e Fabio Ciconte, presidente do Conselho de Política Alimentar de Roma.
Audiência com o Santo Padre
No penúltimo dia da agenda em Roma (13/11), Greca terá um momento muito especial, uma audiência reservada com o Papa Francisco, no Vaticano. Ele irá apresentar para o Santo Padre as ações de Curitiba para a proteção aos mais vulneráveis, como pessoas em situação de rua, idosos e famílias carentes.
Greca reassume a Prefeitura de Curitiba no dia 15 de novembro.