Greca recebe vice-prefeito de Tampere, na Finlândia, e discute intercâmbio nas áreas de educação e inovação
O prefeito de Curitiba Rafael Greca recebeu, nesta quarta-feira (22/5), o vice-prefeito da cidade de Tampere, na Finlândia, Matti Helimo. O encontro entre os dois prefeitos teve um rico intercâmbio de ideias sobre educação, inovação, cultura e o fortalecimento do sentimento de pertencimento entre os cidadãos das duas cidades.
Durante a reunião, ambos os líderes enfatizaram a relevância de criar um ambiente educacional que não apenas instrua, mas também forme cidadãos conscientes e engajados.
O prefeito Rafael Greca sublinhou o papel fundamental da educação em Curitiba na formação de cidadãos responsáveis e comprometidos com a cidade. Ele ressaltou como a iniciativa de chamar as crianças de curitibinhas trabalha o sentimento de pertencimento desde a infância.
“O sentimento de pertencimento é essencial para o desenvolvimento das nossas crianças. Em Curitiba, chamamos nossos jovens de curitibinhas, criando uma identidade forte desde cedo. Isso faz toda a diferença na educação deles. Aqui, mesmo aqueles que não nasceram em Curitiba, mas escolheram morar aqui, são igualmente acolhidos e pertencem à nossa cidade”, disse Greca.
O vice-prefeito Matti Helimo, por sua vez, elogiou a cidade de Curitiba e os métodos educacionais aplicados, destacando a inovação e a inclusão como pontos fortes da capital paranaense.
“Curitiba é um exemplo inspirador de como uma cidade pode integrar inovação e educação de forma harmoniosa. Fiquei particularmente impressionado com a maneira como as crianças são envolvidas desde cedo na vida da cidade”, salientou Helimo.
Intercâmbio educacional
A parceria entre Curitiba e Tampere tem gerado frutos significativos. Professores brasileiros têm visitado a Finlândia para conhecer de perto os métodos educacionais do país nórdico. Este ano, mais 12 professores de Curitiba irão à Finlândia para continuar este valioso intercâmbio.
Participaram do encontro o diretor de Educação e Cultura na cidade de Tampe Lauri Savisaari; a Cônsul da Finlândia em Curitiba, Roseanne Fontana; a secretária municipal de Educação, Maria Silvia Bacila; o presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Dario Paixão; e o assessor de Relações Internacionais da Prefeitura de Curitiba, Rodolpho Zannin Feijó.