FAS tem novo sistema de registro de atendimentos para melhorar serviços à população de Curitiba
A Fundação de Ação Social (FAS) adotou uma nova ferramenta de gestão informatizada para registrar os dados coletados no atendimento à população. O sistema, denominado ConecteFAS, vai aprimorar o acompanhamento das pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social e, com isso, garantir um atendimento mais eficiente.
A presidente da FAS, Maria Alice Erthal, destaca que o sistema permite o cadastro completo de cada usuário que acessar as unidades da fundação, possibilitando o rastreamento dos serviços e encaminhamentos realizados.
“Esse sistema vai permitir o cruzamento de dados de todas as proteções trabalhadas pela FAS, desde aquelas que desenvolvem ações preventivas até aquelas que fazem atendimento às pessoas que já sofreram algum tipo de violação de direitos. Isso facilitará o trabalho integrado das equipes, assegurando que todos os usuários possam viver em plena cidadania”, afirma Maria Alice.
Até então, a FAS, que tem 31 anos de trabalho, não possuía uma ferramenta que fizesse o cruzamento de dados entre os usuários e os serviços acessados nas 135 unidades da instituição.
Implantação gradativa
O ConecteFAS, que está sendo implantado de forma gradativa, começou a funcionar em abril em três Centros de Referência de Assistência Social (Cras) nas regionais Santa Felicidade, Boa Vista e Bairro Novo.
Tatielly Sloboda Tozo, diretora de Planejamento da FAS, explica que o sistema foi desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap-TI), por contrato firmado com o Instituto das Cidades Inteligentes (ICI), ao longo de dois anos, com a participação de servidores da FAS. “Era uma necessidade e reivindicação dos trabalhadores, além de ser uma meta do Plano Municipal de Assistência Social”, diz.
Capacitação
Durante a fase piloto, as equipes de dez Cras, instalados nas dez regionais da cidade, foram treinadas para operar o sistema de forma adequada e adaptar suas funcionalidades às rotinas de atendimento.
A partir de outubro, o treinamento foi estendido aos demais 29 Cras de Curitiba, com o objetivo de iniciar a operação completa do sistema ainda neste mês de novembro.
Concluída essa fase, a tecnologia será implantada nas demais áreas da FAS que ofertam atendimento à população, como os Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centros POP), Serviço Especializado em Abordagem Social, dentre outros.