Em operação conjunta, 20 adolescentes são apreendidos por não pagarem passagem em Curitiba

Uma operação conjunta em Curitiba, deflagrada na tarde desta terça-feira (25/2), apreendeu 20 adolescentes que tentaram entrar no ônibus sem pagar a passagem – os chamados “fura-catracas”. Dois homens, de 18 anos, também foram detidos.

A ação foi feita na estação-tubo Holanda da Avenida Paraná, no Boa Vista. Foi coordenada pelo Departamento de Inteligência (DTI) da Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito e teve participação da Guarda Municipal, da Delegacia do Adolescente e de fiscais da Urbanização de Curitiba (Urbs).

Segundo o secretário de Defesa Social e Trânsito de Curitiba, Rafael Vianna, a operação foi planejada com base em dados fornecidos pela Urbanização de Curitiba (Urbs), que identificou os locais com maior incidência dessa prática. “Estamos intensificando as operações para coibir essa prática ilegal que onera e traz prejuízos a toda a sociedade”, afirmou Vianna.

Com os adolescentes foram apreendidos ainda cinco socos-ingleses e uma pequena quantidade de entorpecentes. Os menores tinham idades entre 15 e 17 anos e foram encaminhados à Delegacia do Adolescente para registro de boletim de ocorrência circunstanciado na presença dos pais ou responsáveis. Os adultos foram encaminhados ao 2° cartório do 20º Batalhão da Polícia Militar.

Todos perdem

O presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto, afirma que as invasões ao sistema de transporte coletivo de Curitiba impactam no dia a dia dos passageiros e na integridade do sistema. “A Urbs e a Guarda Municipal vêm reforçando ações de fiscalização no sentido de inibir essa prática”, diz Ogeny. Segundo ele, muitas invasões são feitas por adolescentes, nas proximidades de colégios.

Equipes de fiscalização em conjunto com a Guarda Municipal e o serviço de inteligência também têm realizado o monitoramento e desenvolvido ações conjuntas com a Delegacia do Adolescente e Conselho Tutelar, que consiste na condução dos menores infratores à delegacia, momento em que os pais são acionados e é definida a adoção das medidas socioeducativas cabíveis.

Outras ações

No dia 13 de fevereiro, quatro adolescentes foram apreendidos por entrar no ônibus sem pagar a passagem na estação-tubo Professora Maria Aguiar Teixeira, no bairro Capão da Imbuia.

Além disso, houve três ações nos meses de julho e agosto de 2024 e outra em fevereiro de 2025, nas quais foram conduzidos 48 adolescentes e seis adultos, todos interceptados logo após entrarem em estações-tubo pela porta de desembarque.

Barreiras

A Urbs também instalou barreiras físicas no acesso lateral de algumas estações-tubo, como a do Passeio Público, no Centro, para dificultar invasões. Os primeiros resultados foram positivos e está em andamento projeto para desenvolver e instalar o equipamento em todos os locais possíveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *