Curitiba lidera desenvolvimento integrado dos municípios metropolitanos
Em junho de 2024, Curitiba sediou o inédito Fórum Nacional de Governança, com mais de mil participantes de vários estados do Brasil, evento que coroou o trabalho desenvolvido na atual gestão pela Secretaria para o Desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba.
“A Grande Curitiba é uma só, temos que andar de mãos dadas”, declara o prefeito Rafael Greca, que anunciou em novembro, em missão técnica em Roma (Itália), a criação do Anel Alimentar Metropolitano.
O projeto, outro importante resultado do trabalho desenvolvido com os municípios vizinhos, tem como objetivo ampliar para a área metropolitana políticas públicas de Segurança Alimentar já implantadas na capital e que contribuem no acesso facilitado da população à alimentação saudável e no combate à fome.
A Secretaria da RMC articulou também a implantação de dois Armazéns da Família, um em Fazenda Rio Grande e outro em Piraquara.
Guardas unidas
Na área da segurança pública, tem destaque o Consórcio Intermunicipal das Guardas Municipais da Região Metropolitana de Curitiba (Coin-GM), especialmente o acordo de cooperação técnica que regulamenta a integração das Muralhas Digitais e sistemas de segurança das cidades consorciadas.
Também integra o trabalho da Secretaria da RMC o avanço nas tratativas para a implantação de um Parque Tecnológico Agroecológico no Município da Lapa, bem como a qualificação de gestores municipais em diversos segmentos, o que favorece o desenvolvimento de projetos conjuntos.
Histórico
Criada em 2021, a pasta que articula o desenvolvimento integrado metropolitano também lançou uma revista, um livro, garantiu estímulo às cooperativas da agricultura familiar, com aumento dos percentuais de hortifrutigranjeiros de produtores metropolitanos na alimentação escolar de Curitiba e em programas sociais.
Realizou ainda dezenas de ações do Programa de Extensão Universitária (ProEx), como o parque tecnológico da Lapa e um Centro de recuperação de vida silvestre em Contenda. E ainda concluiu o Plano de Desenvolvimento Regional, em parceria com o programa Paraná Produtivo do Governo do Estado, assegurando recursos no plano plurianual para 186 ações estratégicas de incentivo à agricultura e ao turismo.
Desenvolvimento integrado
A RMC reúne 29 municípios e concentra uma população superior a 3,6 milhões de pessoas.
Com a missão de articular o desenvolvimento produtivo integrado da capital e dos municípios vizinhos, a pasta organiza o debate dos desafios comuns e de boas práticas, além de apresentar projetos e ações replicáveis entre as diversas cidades.
“Curitiba tem um grande papel de responsabilidade como indutora do desenvolvimento regional”, explica o secretário Leverci Silveira Filho.
Ao longo dos últimos anos, foram realizadas audiências públicas, encontros setoriais e reuniões de trabalho para debater temas como segurança pública, turismo, meio ambiente, instalação de indústrias, entre outros.
Um dos destaques, em 2023, foi o engajamento nos debates sobre o Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado nos 29 municípios da área metropolitana, documento que traça as diretrizes conjuntas para os próximos anos. Serve como instrumento legal de planejamento que define diretrizes, projetos e ações para orientar o desenvolvimento urbano das cidades, com a finalidade de reduzir desigualdades e melhorar as condições de vida da população metropolitana.
“Buscamos promover, ao longo dos anos, a integração regional para a definição e viabilização de políticas de desenvolvimento sustentável, de alcance metropolitano, estruturadas em quatro principais eixos: acessibilidade, sustentabilidade, segurança e urbanidade”, pontua Leverci.
O Fórum de Governança
Realizado nos dias 27 e 28 de junho de 2024, no Salão de Atos do Parque Barigui, o Fórum Nacional de Governança foi organizado pela Secretaria para o Desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba, Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), em parceria com a Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec) e Pró-Metrópole.
O evento reuniu gestores públicos e privados da RMC e de outras regiões brasileiras, com a participação de importantes palestrantes brasileiros.
Paralelamente ao Fórum foi realizada a Feira Pró-Metrópole, onde produtores e representantes das prefeituras da RMC puderam expor uma parte do trabalho realizado no dia a dia.
Revista própria
A Revista Integração Metropolitana foi elaborada com o objetivo de aproximar cada vez mais os 29 municípios integrantes da área metropolitana.
“Pensar e incrementar o desenvolvimento conjunto da Região Metropolitana de Curitiba é uma excelente oportunidade para demonstrar cada vez mais o potencial dos nossos municípios”, afirma o secretário.
Turismo
O turismo, por exemplo, envolve o aproveitamento de diferentes potenciais, como visitas às vinícolas e roteiros divertidos para os fãs do ciclismo. Em maio, Piraquara sediou o Encontro Metropolitano de Promoção do Cicloturismo, que reuniu grupos de praticantes do cicloturismo, representantes do turismo na região.
“Seja em viagens longas, ou em um passeio até outro município, essa prática movimenta o turismo e a integração da região metropolitana”, conta a ciclista Elza Kolecha. “Meu marido e eu fomos do Boqueirão até São José pedalando, demos a volta no Parque Náutico e depois seguimos para o Zoológico. Foram mais de 20 km pedalados”, conta Elza, para incentivar novos ciclistas.
Segurança Pública
As reuniões sobre segurança incluíram a Patrulha Maria da Penha, medidas protetivas, cercamento digital, botão pânico, uso de equipamentos para monitoramento e uso de drones em grandes eventos.
Ações de Defesa Civil
Foram realizados experimentos sobre ameaças e riscos existentes, mapeando o cenário para melhor gerenciamento de riscos. A região está cada vez mais integrada com o novo Conselho Metropolitano de Defesa Civil.
Assistência Social
Os gestores municipais também debateram políticas conjuntas de atendimento às pessoas em situação de rua.
Conscientização ambiental
A Secretaria tem trabalhado de maneira transversal com temas sensíveis na região, como a Guarda Responsável e a Proteção Animal. Os encontros com gestores de meio ambiente da região metropolitana consolidam uma importante rede para a discussão dos princípios da sustentabilidade.