“Curitiba é uma cidade aberta ao mundo”, diz prefeito Eduardo Pimentel em reunião com representantes de 29 países

As parcerias internacionais com estreitamento das relações comerciais, culturais, educacionais e turísticas foram discutidas pelo prefeito Eduardo Pimentel, nesta sexta-feira (11/4), com representantes de 29 países. O encontro foi com diplomatas e cônsules honorários de nações que participam do Corpo Consular do Paraná em Curitiba. A reunião aconteceu no gabinete do prefeito na Secretaria Municipal do Meio Ambiente, nas Mercês.

Essa foi a primeira reunião do prefeito Eduardo Pimentel com os cônsules-gerais que ficam na capital paranaense. Participaram do encontro representantes dos seguintes países: Japão, Itália, Paraguai, Argentina, República Tcheca, Bangladesh, Portugal, Espanha, Ucrânia, Finlândia, Costa Rica, Reino Unido, França, Suécia, Suíça, Peru, Romênia, República Dominicana, Coreia do Sul, Luxemburgo, México, Líbano, Hungria, Rússia, Filipinas, Síria, Dinamarca, Polônia e El Salvador.

“Curitiba é uma cidade aberta ao mundo e hoje a nossa reunião é para reforçar o nosso relacionamento. Aqui em Curitiba reina a paz. Agora no mundo está acontecendo uma guerra comercial. Vamos fortalecer e estreitar nossas relações diretas e avançar cada vez mais nas áreas comerciais, culturais e de educação”, disse o prefeito Eduardo Pimentel.

O prefeito também destacou que Curitiba sempre está de portas abertas para receber comitivas internacionais de prefeitos, governadores, deputados e dos representantes do setor público e empresarial dos países representados pelos cônsules. “Nós queremos receber comitivas de empresários que queiram investir aqui ou que queiram levar o investimento de Curitiba para seus países. Vamos reforçar o intercâmbio cultural e comercial”, definiu o prefeito.

Espelho para o mundo

Para o chefe interino do escritório de representação do Ministério das Relações Exteriores no Brasil no Paraná (Erepar), Paulo Pinheiro Machado, Curitiba é hoje o principal destino internacional do Paraná.

“O Paraná tem duas grandes joias que a gente mostra para o mundo. A primeira é Curitiba, pela capacidade técnica que foi desenvolvida aqui em termos como urbanismo, sustentabilidade, meio ambiente, energias renováveis, e também pelo excelente corpo técnico que tem”, disse Machado.

O outro destino internacional é Foz do Iguaçu, no Oeste. “Foz do Iguaçu hoje é o segundo maior destino turístico do Brasil, atrás apenas do Rio de Janeiro. O Paraná, com Curitiba na frente, se coloca para o mundo como uma referência do que o Brasil tem de melhor. Para nós é uma alegria estar aqui e ver que Curitiba mantém essa tradição de ser o nosso espelho para o mundo”, definiu o representante do Itamaraty.

O secretário do Governo Municipal, Marcelo Fachinello, e o chefe de Relações Internacionais e do Cerimonial da Prefeitura de Curitiba, Rodolpho Zannin Feijó, também participaram da reunião.

Paraguai

Antes da reunião com os integrantes do Corpo Consular do Paraná, o prefeito Eduardo Pimentel conversou com a cônsul-geral do Paraguai em Curitiba, Maria Amarilla. “Estamos cada vez mais próximos no relacionamento diplomático, comercial e cultural. Temos hoje mais de 150 mil brasileiros vivendo no Paraguai. Estamos muito integrados e agradeço pela abertura da Prefeitura de Curitiba em estreitar esses laços”, disse Maria Amarilla.

Corpo Consular

O Corpo Consular do Paraná foi fundado em 1951 como Sociedade do Corpo Consular. Atualmente, reúne 40 diplomatas de carreira e cônsules honorários de nações com representação no Paraná – 34 somente em Curitiba. Essa rede diplomática fortalece as relações internacionais da cidade, tanto em nível institucional quanto nas conexões com as comunidades estrangeiras e suas culturas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *