Camerata Antiqua de Curitiba emociona público em concerto especial de Sexta-feira Santa
Nesta Sexta-feira Santa (29/3), no mesmo dia em que Curitiba completa seu 331º aniversário, o Santuário Nossa Senhora de Guadalupe, no Centro, se tornou o palco de um concerto comemorativo. A Camerata Antiqua de Curitiba, grupo de música erudita que celebra seu jubileu de ouro em 2024, escolheu o Stabat Mater, de Haydn, para elevar a espiritualidade da Semana Santa e festejar a cidade.
Sob a batuta do maestro norte-americano Iran Levin, a Camerata apresentou uma interpretação da obra do clássico Joseph Haydn (1732- 1809), uma peça que retrata poeticamente os momentos de Maria aos pés da Cruz. Esta obra é emblemática, pois marcou um ponto crucial na história da música ao ser o primeiro trabalho vocal impresso em grande escala e amplamente difundido pela Europa.
O pároco Jorge Fortunato iniciou o concerto expressando sua alegria em receber a Camerata. “Os concertos são verdadeiras dádivas para nós, momentos em que podemos expressar nosso amor e devoção por meio da música”, enfatizou. Ana Cristina de Castro, presidente da Fundação Cultural de Curitiba, também compartilhou sua gratidão pela acolhida calorosa, destacando a “imensa beleza que a celebração através da música proporciona”.
O concerto contou ainda com a participação especial dos solistas Gabriella Pace, Ana Lúcia Benedetti, Daniel Umbelino e Fúlvio Souza.
Transmitido ao vivo para todo o Brasil pela TV e pelo canal do YouTube da Rede Evangelizar, a apresentação uniu uma grande audiência nesta época sagrada do calendário litúrgico. Tanto os presentes no evento gratuito no Santuário do Guadalupe quanto aqueles que acompanharam a transmissão ao vivo em seus lares foram tocados pela performance do grupo.
O casal Wagner e Bruna Kramer, acompanhados pelo filho Angelo de 5 anos, conheceu a Camerata Antiqua de Curitiba através uma apresentação do grupo na Paróquia São Pedro, no bairro Umbará e a partir de então passaram a admirar o grupo. “Ouvir a Camerata sempre nos traz imenso prazer. É maravilhoso ver nosso filho, encantado e completamente concentrado durante o concerto. Para nós, é mais do que um simples passeio, é um momento de união”, compartilhou Bruna.
Público fiel da Camerata, o casal Ângela e Mário Jorge Freitas veio prestigiar o evento no Santuário. “Sempre gostamos quando o concerto é num espaço diferente. Estamos acostumados a ir à Capela Santa Maria, mas é uma energia diferente quando acontece fora. Para mim foi um presente de Curitiba justo no seu aniversário”, disse Mário.
Temporada 2024
Além do concerto especial de Sexta-feira Santa, a Camerata Antiqua de Curitiba anunciou sua temporada de concertos para 2024, com uma agenda de mais de 60 apresentações até o final do ano. Com uma programação diversificada que inclui datas comemorativas, participações em festivais e concertos socioculturais, o grupo reafirma seu compromisso de excelência musical e de fortalecimento da conexão com a comunidade.
Na programação inclui apresentações do Coro da Camerata, da Orquestra de Câmara e do grupo completo, no Programa Concerto nas Igrejas o grupo fortalece a comunicação com a comunidade com 10 concertos em diversos templos espirituais por toda Curitiba.