GPeTI – Grupo de Pesquisa em Teatro para Infância ocupa o Portão Cultural com espetáculos teatrais para crianças
Depois do sucesso da ocupação “(DES)CONSTRUINDO MONSTROS” na Caixa Cultural Curitiba, nas férias de janeiro, o grupo chega ao Portão Cultural com uma programação imperdível para as crianças.
De 7 a 22 de setembro, o GPeTI – Grupo de Pesquisa em Teatro para Infância ocupa o Auditório Antonio Carlos Kraide, no Portão Cultural, com seus espetáculos mais recentes: “NO ARMÁRIO NÃO CABE NINGUÉM” (2023) e “AGORA É MINHA VEZ” (2024), duas peças de teatro que proporcionam uma experiência artística enriquecedora para toda a família. Os espetáculos, através de suas temáticas, convidam o público a explorar sentimentos e relações de forma divertida, emocionante e instigante, abrindo espaço para diálogos que incentivam as famílias a refletirem e a construírem momentos significativos com as crianças.
“NO ARMÁRIO NÃO CABE NINGUÉM”, primeiro espetáculo teatral da companhia, utiliza bonecos e objetos manipulados para narrar a história de Pi e Tatá, dois monstros que vivem no Vale dos Monstros. Após a chegada inesperada de uma criatura, eles são confrontados com verdades difíceis de aceitar. A peça aborda temas como parentalidade, tolerância, convivência com as diferenças e construção de identidade, com ludicidade e diversão que cativam crianças de todas as idades.
Já “AGORA É MINHA VEZ” traz uma releitura contemporânea do clássico “O Pequeno Príncipe”, de Antoine de Saint-Exupéry. Na peça, dois atores se preparam para encenar a obra, mas surgem desafios que vão além da interpretação dos personagens. De forma lúdica e emocionante, o espetáculo revela a importância da escuta e da conexão mútua entre adultos e crianças, abordando as diferentes etapas da tristeza, da solidão e de outras emoções e como podemos atravessá-las. Gabriela Valcanaia, diretora da montagem, ressalta: “Antes, se fazia teatro focando na lição de moral; hoje, focamos na experiência, nas sensações que a peça traz e na possibilidade de ampliar o repertório artístico das crianças. ‘AGORA É MINHA VEZ’ mostra que as crianças têm o poder de superar momentos de tristeza, pois todos temos esse poder dentro de nós.”
O GPeTI, que trabalha também com a arte-educação e a acessibilidade, oferece um espaço acolhedor para as famílias antes do início dos espetáculos, com atividades interativas que tornam a espera mais agradável. Além disso, uma mediação é realizada para aproximar os espectadores das obras. Ao final das apresentações, as crianças poderão levar para casa uma cartilha interativa que conecta as experiências do espetáculo com suas próprias vivências, estimulando a criatividade e a reflexão.
Para garantir uma experiência inclusiva e acessível, a companhia disponibiliza reservas antecipadas de ingressos para famílias com crianças neuro divergentes. Os pedidos podem ser feitos pelo Instagram da companhia (@gpeti_) ou através do e-mail [email protected].
SERVIÇO:
Espetáculo NO ARMÁRIO NÃO CABE NINGUÉM
07 e 08/09 às 15h
Auditório Antonio Carlos Kraide – Portão Cultural (Av. Rep. Argentina, 3430 – Água Verde, Curitiba)
ENTRADA FRANCA*
Duração: 50 minutos
Espetáculo AGORA É MINHA VEZ
14, 15, 21 e 22/09 às 15h
Auditório Antonio Carlos Kraide – Portão Cultural (Av. Rep. Argentina, 3430 – Água Verde, Curitiba)
ENTRADA FRANCA*
Duração: 50 minutos
*Os ingressos serão distribuídos 30 minutos antes de cada sessão.