Em noite luterana, Camerata Antiqua celebra 200 anos de história e devoção
A Camerata Antiqua de Curitiba celebrou, nesta sexta-feira (19/4), o bicentenário da Igreja Luterana no Paraná em uma apresentação especial na Capela Santa Maria, com a presença do prefeito Rafael Greca e da primeira-dama, Margarita Sansone. Em noite luterana, ambos celebraram a importância da Igreja, considerada parte essencial da história da cidade e do Paraná.
“Esse convívio com a comunidade alemã e luterana faz parte do nosso coração curitibano, por isso estamos aqui para celebrar o bicentenário, os nossos irmãos luteranos, irmãos de fé, de convicção cristã e irmãos na vontade de ir sempre para frente e cada vez mais alto”, disse o prefeito Rafael Greca,
História e devoção
O evento foi o primeiro dos quatro concertos organizados pela Camerata Antiqua de Curitiba na programação. A apresentação ressoou com a história e a devoção de séculos, em homenagem aos 540 anos do nascimento de Martinho Lutero e à significativa presença da Igreja Luterana na região paranaense.
Sob a direção de Mara Campos, a Camerata apresentou ao público uma seleção de obras com os ideais da reforma protestante. “Com este concerto, queremos reafirmar uma frase célebre de Martinho Lutero: ‘Se muitos desejam a guerra, há muitos mais de nós que preferem a paz’.”, expressou a regente.
Um castelo forte
O ponto central do repertório foi o hino “Ein feste Burg ist unser Gott” (Um castelo forte é nosso Deus), uma peça emblemática que simboliza a reforma protestante desde sua composição por Martinho Lutero por volta de 1530. Porém, mais do que o hino, os arranjos inspirados pela música, ao longo dos séculos XVI e XVII, destaca a influência duradoura da visão de Lutero.
O programa incluiu obras de Johann Pachelbel, Michael Praetorius, Hans Leo Hassler, Heinrich Schütz, e a substantiva e perene peça de Johann Sebastian Bach, Cantata que leva o mesmo nome do hino, Ein feste Burg ist unser Gott, BWV 80.
Solistas em destaque
Os solistas Lúcia Favaro, Diana Danieli, Sidney Gomes e Norbert Steidl foram destaques do concerto. O pastor Alfredo Jorge Hagsma comentou: “A música transforma pessoas, e a Camerata sabe que na beleza de seu trabalho tem uma mãozinha de Lutero. Nada mais oportuno do que celebrar a presença luterana com música e arte”.
A celebração também coincidiu com os 200 anos da imigração alemã no Brasil, período em que os primeiros imigrantes alemães trouxeram consigo o culto luterano em 1823. “A comemoração foi muito emocionante, sensacional a qualidade das músicas, a pronúncia dos cantores; me senti rodeado de alemães natos”, afirmou o cônsul honorário da República da Alemanha em Curitiba, Andreas Hoffrichter,
Também estiveram presentes a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro; do diretor executivo do Instituto Curitiba de Cultura e Arte, Marino Galvão Jr.; do deputado estadual Gilson de Souza; e do presidente do Conselho Sinodal, Dietmar Kiefer.
Agenda
A Camerata ainda faz outros três concertos com o mesmo repertório. Neste sábado (20/4) e domingo (21/4), às 18h30, na Capela Santa Maria em Curitiba e na terça-feira (23/4), às 20h, no Teatro da Fundação Cultural Suábio-Brasileira, em Guarapuava.
Serviço: Camerata Antiqua de Curitiba
Bicentenário da Igreja Luterana no Paraná
Regência – Mara Campos
Curitiba
Data: sábado (21/4) e domingo (22/4), às 18h30
Local: Capela Santa Maria (Rua Conselheiro Laurindo, 273)
Informações sobre ingressos no Guia Curitiba
Guarapuava
Data: terça-feira (23/4), às 20h
Local: Teatro da Fundação Cultural Suábio-Brasileira (Av. Michael Moor, 1951, Colônia Vitória – Entre Rios)
Gratuito