Camerata Antiqua celebra aniversário de Curitiba com Tributo a Maria Callas
No próximo dia 21 de março, Curitiba terá uma noite de celebrações no Teatro Positivo. A Camerata Antiqua de Curitiba e convidados especiais, sob a batuta do maestro norte-americano Ira Levin, prestarão um tributo à lendária soprano greco-americana Maria Callas, a diva que conquistou o mundo com sua voz e interpretações arrebatadoras. A programação faz parte do aniversário de 331 anos de Curitiba.
Além de ser uma homenagem a Maria Callas, esse concerto também marca um momento especial para a Camerata Antiqua de Curitiba, que celebra 50 anos de trajetória. Ao longo de cinco décadas, o grupo conquistou o coração do público com sua dedicação à música clássica e busca incessante pela excelência artística.
Para Janete Andrade, coordenadora de música erudita da Camerata, o legado da maior soprano da história tem um grande significado. “O impacto de Maria Callas perdura através das gerações, inspirando artistas e amantes da música lírica em todo o mundo. Foi uma das cantoras que mais conseguiu expressar musicalmente o drama de cada uma das personagens que ela realizou”, diz Janete.
O concerto promete transportar o público para o universo da ópera, com um repertório cuidadosamente selecionado para as comemorações. Desde árias intensas até singelos duetos e coros, cada momento será marcado pela interpretação musical de Callas para composções de Rossini, Bellini, Bizet, Puccini e Verdi.
“Essa programação mostra como a Camerata é versátil, oferecendo a possibilidade de prestar homenagens aos grandes vultos da história da música. É uma prova do compromisso da Camerata em proporcionar experiências musicais diversificadas para o público de Curitiba”, afirma Janete.
Entre os destaques do programa está a interpretação da emblemática Casta Diva de Bellini, que será apresentada pela soprano Ludmilla Bauerfeldt, acompanhada pelo coro. Além disso, o barítono Cláudio de Biaggi traz Votre Toast de Georges Bizet (1838-1875), transportando todos para os cenários apaixonantes de Carmen, enquanto a mezzosoprano Luísa Francesconi apresenta Habanera e o tenor Alexandre Mousquer, La fleur que tu m’avais jetée, todas extraídas da mesma obra.
Além disso, como uma homenagem especial, a Camerata Antiqua de Curitiba dedica parte do concerto a Giacomo Puccini (1858-1924), marcando o centenário de sua morte com a interpretação de O Mio Babbino Caro por Ornella de Lucca.
Mas o tributo vai além da música. É também uma oportunidade de conhecer a vida de Maria Callas, uma mulher cuja intensidade artística rivalizava com os dramas vividos nos palcos. Desde sua ascensão meteórica até os conflitos nos bastidores dos teatros mais prestigiados do mundo, sua história é tão cativante quanto suas interpretações.
Serviço: Camerata Antiqua
TRIBUTO A MARIA CALLAS
Regência – Ira Levin (EUA/BR)
Data: quarta-feira (21/3)
Local: Teatro Positivo
Ingressos a R$ 35 (Inteira) e R$ 17,50 (meia-entrada conforme legislação vigente). Mais informações no Guia Curitiba Apresenta