Balé Teatro Guaíra é sucesso de público e crítica na Dinamarca
O Balé Teatro Guaíra foi destaque no Festival de Verão na Dinamarca, o Sommerballet, do Teatro Bellevue. Foram seis espetáculos, quase todos com ingressos esgotados. A companhia apresentou “Castelo”, criação do coreógrafo brasileiro Alessandro Sousa Pereira. Ele também compõe o espetáculo “Contraponto”, recentemente apresentado no Guairão, em Curitiba, e que percorre mais quatro cidades do Estado até o fim de setembro.
A participação se tornou um capítulo especial nos 55 anos de história da companhia. “Ficamos muito contentes com o convite porque talvez seja um primeiro movimento em direção à visibilidade internacional da companhia. Poder mostrar o trabalho que vem sendo feito, e respaldado por um público internacional, pode trazer um prestígio para o nosso teatro que vai além das fronteiras do Paraná, onde já temos tanta admiração e carinho”, destaca o diretor do Balé Teatro Guaíra, Luiz Fernando Bongiovanni.
O convite foi para dividir o palco com estrelas do Balé Dinamarquês num programa com várias atrações. “O público, que nunca havia ouvido falar do Balé Guaíra, saiu simplesmente estarrecido. A potência dos nossos artistas foi reconhecida pelo aplauso longo e forte”, menciona o diretor.
Além do público, a crítica local fez comentários positivos. “Foi um trabalho intenso, moderno e ousado que Alessandro Pereira criou, e é ótimo que o Bellevue Teatret consiga atrair boas companhias estrangeiras para a Dinamarca”, citou o jornal Villabyerne. “Você fica completamente encantado de energia e euforia com a estatal brasileira Balé Teatro Guaíra, que apresenta seu novo trabalho Castelo. Uma noção moderna de um mundo em constante mudança, onde corpo e alma devem lutar para não serem destruídos”, disse o Magasinet KBH.
O trabalho inédito na Europa já levou consigo muitos elos. O coreógrafo Alessandro Pereira é brasileiro, mas o público de lá o conhece, especialmente do Danseteater dinamarquês, ao qual foi afiliado durante 13 anos. A obra tem música de Andreas Bernitt, jovem talento dinamarquês, criada para o Balé Teatro Guaíra.
Das apresentações na Dinamarca, cinco foram em Klampenborg, nos dias 9, 10, 11, 13 e 14 de agosto, e uma em Århus, no dia 16. “A empreitada teve tanto êxito que, antes mesmo do Balé Guaíra retornar ao Brasil, já houve uma sinalização, por parte do teatro da Dinamarca, para que a companhia volte em breve”, destaca o diretor do Balé.