Origem e história do Dia Internacional da Mulher
No dia 8 de março de 1917 (ano que ocorreu a Revolução Russa), mulheres russas se mobilizaram para pedir a saída do país da Primeira Guerra Mundial (1914-1918), além disso, elas pediam melhores condições de vida, pois nessa época muitos sofriam com a fome e a miséria. No ocidente, a data ganhou notoriedade em 1975, quando a União da Nações Unidas oficializou a data.
Essa data marca a luta histórica das mulheres por igualdade. Mesmo que, atualmente, seja um dia de presentear e elogiar as mulheres, a data não surgiu com apelo comercial e sim como um marco da luta contra o machismo, violência física, sexual e psicológica que muitas mulheres ainda sofrem. O dia 8 de março é importante para nos conscientizarmos sobre direitos, respeito e igualdade.
Aqui deixamos nossa homenagem a todas as mulheres que são super-heroínas, que mesmo enfrentando diversas dificuldades ainda o fazem com um sorriso no rosto e sem nunca desistir. Mães, irmãs, filhas, primas, sobrinhas, avós, mulheres! Sonhem, vivam e falem sem medo: lugar de mulher é onde ela quiser!
Em especial queremos destacar o excelente trabalho realizado pelas prefeitas da região metropolitana de Curitiba, as prefeitas Marli Paulino (Pinhais), Karime Fayad (Rio Branco do Sul) e Nina Singer (São José dos Pinhais). Todas são muito inteligentes, prestativas e competentes. São exemplos para meninas e mulheres que pensam em seguir carreiras que são em grande maioria ocupadas por homens. Parabéns a todas vocês e feliz Dia Internacional da Mulher!
Curiosidades sobre o Dia da Mulher
5 de setembro é comemorado o “Dia Internacional da Mulher Indígena” instituído em 1983. A data é uma homenagem à mulher quéchua Bartolina Sisa, esquartejada durante a rebelião anticolonial de Túpac Katari, no Alto Peru (atual Bolívia).
25 de novembro é comemorado o “Dia Internacional de Combate à Violência contra a Mulher” instituído em 1981, no “Primeiro Encontro Feminista da latino-americano e do Caribe”, e oficialmente adotado pela ONU em 1999. A data marca o assassinato das revolucionárias dominicanas “Irmãs Mirabal”.
25 de julho é comemorado o “Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra”. A data, instituída em 2014, é uma homenagem à líder quilombola que viveu no Brasil no século XVIII.