Projeto propõe carteira de vacinação em braille para deficientes visuais

Atento as dificuldades enfrentadas pelas pessoas com deficiência visual, o deputado Ney Leprevost (União), coordenador da Frente Parlamentar da Medicina, protocolou na Assembleia Legislativa projeto de lei propondo a emissão pelo Poder Público, através dos órgãos competentes, da carteira de vacinação em Braille para as pessoas com deficiência visual no Paraná.

A deficiência visual pode ser caracterizada pela perda total ou parcial da visão e ter causa congênita ou adquirida, sendo braile o sistema de escrita tátil utilizado por essa população. Sua utilização proporciona mais acessibilidade e, com isso, a inclusão social, contribuindo também para uma maior autonomia e permitindo a realização de atividades que fazem parte da rotina de todas as pessoas.

De acordo com o projeto de Ney Leprevost, possibilitar que as pessoas com deficiência visual acompanhem facilmente o histórico de suas vacinas servirá como um estímulo para sua participação ativa em campanhas de vacinação. O Programa Nacional de Imunização (PNI) é uma referência mundial em saúde pública e representa uma das mais importantes ações de saúde do cenário brasileiro.

“Todas as pessoas, independentemente de suas limitações, têm o direito a acessibilidade e inclusão. Nesse contexto, garantir que as pessoas com deficiência visual tenham acesso à sua carteira de vacinação em Braille é uma medida de inclusão social e respeito a seus direitos fundamentais. A maior limitação é o preconceito”, afirmou Leprevost.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *