Marli Paulino é eleita presidente da Comissão de Relações Federadas e Assuntos Metropolitanos

A deputada estadual Marli Paulino (SD) foi eleita presidente da Comissão de Relações Federadas e Assuntos Metropolitanos. A Assembleia Legislativa do Paraná definiu todos os presidentes, vice-presidentes e membros das 28 comissões permanentes para o biênio 2025-2027.

Os integrantes dos grupos parlamentares temáticos foram indicados pelas lideranças e blocos partidários, conforme anunciou o deputado Ney Leprevost (União), 2º vice-presidente, durante a reunião que presidiu, no início da tarde, quando foi eleito o futuro presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Para presidir a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), considerada a mais importante do Poder Legislativo, foi eleito – com a maioria dos votos do colegiado, o deputado Ademar Traiano (PSD).

As novas Comissões, que sofreram poucas alterações em suas composições atuais e foram definidas através de acordo de lideranças, iniciam os trabalhos em fevereiro de 2025, encerrando as atividades em 31 de janeiro de 2027.

Composição

A deputada Marli compõe como suplente da Comissão de Constituição e Justiça, membro da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, membro da Comissão de Fiscalização da Assembleia Legislativa e Assuntos Municipais, membro da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa.
Ficou também como suplente na Comissão de Igualdade Racial, suplente na Comissão de Redação, suplente do presidente na Comissão de Saúde Pública, suplente na Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais, e suplente na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural.

Comissões

Com caráter técnico-legislativo ou especializado, as Comissões são permanentes e fazem parte da estrutura institucional da Assembleia. Elas funcionam com responsabilidade sobre determinada área do interesse coletivo. As reuniões são públicas, podendo ser acompanhadas por qualquer cidadão. São compostas por sete membros cada uma; exceto a Comissão Executiva, que é integrada pelo Presidente, 1º e 2º Secretários; e a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que é composta por treze membros.

De acordo com o artigo 35 do Regimento, “na constituição das Comissões será assegurada, tanto quanto possível, a representação proporcional dos partidos e dos blocos parlamentares que participem da Casa na data da posse dos deputados”. O Poder Legislativo pode ainda constituir comissões temporárias: as criadas para apreciar determinado assunto, que se extingue ao término da legislatura, ou expirado seu prazo.

Relação dos membros e suplentes da Comissão de Relações Federadas e Assuntos Metropolitanos:
Presidente: Dep. Marli Paulino (SD)
Vice-Presidente: Márcia Huçulak (PSD)
Titulares: Deputada Márcia Huçulak (PSD), Deputado Cobra Repórter (PSD), Deputado Gilberto Ribeiro (PL), Deputado Doutor Antenor (PT), Deputada Marli Paulino (SD), Deputado Alisson Wandscheer (SD), Deputado Thiago Bührer (UNIÃO).
Suplentes: Deputado Artagão Júnior (PSD), Deputada Cloara Pinheiro (PSD), Deputado Gilson de Souza (PL), Deputado Professor Lemos (PT), Deputado Samuel Dantas (SD), Deputado Batatinha (MDB), Deputado Tito Barichello (UNIÃO).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *