Festa de Chanucá reúne comunidade judaica na Praça 29 de Março
O prefeito Rafael Greca participou, neste domingo (22/12), na Praça 29 de Março, no bairro Mercês, da primeira noite da celebração de Chanucá (Festa das Luzes), tradição da comunidade judaica celebrada em todo o mundo e que dura oito dias. Greca acionou o mecanismo para acender a vela-mestra do monumento do candelabro chanukia de nove braços, construído e inaugurado no primeiro mandato do prefeito.
O acendimento representou o primeiro dia da celebração. O Chanucá integra o calendário oficial do município de Curitiba.
O evento reuniu famílias da comunidade judaica e teve ainda a participação da banda Lyra. Foram distribuídas comidas típicas e as crianças ganharam óculos brilhantes para acompanhar o acendimento das velas. Cerca de cem pessoas acompanharam esse momento.
“Hoje é dia de celebrar a luz. Deus sempre se manifesta através da luz, como fez para guiar o povo judeu pelo Mar Vermelho até a Terra Prometida. O milagre que o Chanucá celebra é o da multiplicação do poder energético do azeite, que daria só para uma noite no candelabro do templo e que, no entanto, durou o tempo necessário para o louvor de Deus. Também nós somos como as velas, também somos luz", disse Greca, acompanhado do rabino Mendy Stolik e do presidente do Beit Chabad Curitiba, Marcos Slud.
"Enquanto nos consumimos vivendo, devemos iluminar o mundo. É isso que essa festa celebra e por isso é tão cara ao meu coração de prefeito”, completou.
A festa Chanucá acontece em memória da consagração do Templo de Jerusalém, por volta de 167 a.C., que havia sido profanado durante a dominação grega. Conta a tradição que o óleo deixado para acender o candelabro duraria apenas um dia e, milagrosamente, durou oito, tempo suficiente para que se pudesse produzir um novo suprimento para o ritual religioso.
Para lembrar o fato, as famílias costumam acender as velas em suas casas durante oito noites, uma para cada dia do milagre. A data é celebrada de acordo com o calendário hebraico e costuma coincidir com o mês do Natal cristão.
Nos próximos dias, integrantes da comunidade judaica acenderão as demais velas. Nesta segunda-feira (23/12) serão acesas a vela-mestra e mais duas velas, representando o segundo dia. Na terça-feira (24/12), a vela-mestra e mais três velas e assim sucessivamente até o oitavo dia.
Entre os representantes da comunidade judaica presentes ao evento estavam o presidente da Federação Israelita – Issac Baril, o presidente do Centro Israelita do Paraná, David Chaim Bergman. Também estavam presentes a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, a presidente da Fundação Cultural, Ana Cristina Castro, o assessor de relações internacionais, Rodolpho Zannin Feijó, e o vereador Pier Petruzziello.