Feiras e Mercado Municipal têm tudo para as ceias de Natal e de Ano Novo
Quem ainda não tem todos os ingredientes para as ceias de fim de ano tem a chance de comprar até as vésperas do Natal e do Ano Novo no Mercado Municipal de Curitiba ou nas feiras da Prefeitura de Curitiba. Tanto no Mercado como nas 57 feiras livres, noturnas e orgânicas que estarão em funcionamento, há uma diversidade de produtos para preparar pratos tradicionais de Natal e do Ano Novo.
“Os nossos equipamentos têm produtos de qualidade e com bons preços. Além disso, é possível encontrar diversas opções nas feiras e no Mercado que, às vezes, não se têm no comércio tradicional”, disse Carlos Koneski, diretor do Departamento de Operação Agroalimentar da Secretaria Municipal de Segurança Alimenatr e Nutricional (SMSAN).
No Mercado Municipal, o atendimento ao público na véspera de Natal, dia 24, vai até às 16 horas. Já no Ano Novo, o atendimento irá até o dia 31, às 16h. O Mercado só vai reabrir no dia 3 de janeiro de 2020. Nas feiras, o funcionamento será pelas manhãs dos dias 24 e 31. Nesses dias não acontecerão as feiras noturnas. As feiras só vão interromper o atendimento no dia 25 e no dia 31. Depois retornam normalmente. (Confira aqui os dias de funcionamento das feiras-livres diurnas, feiras livres noturnas, feiras orgânicas diurnas, feiras orgânicas noturnas, feiras das cooperativas, Nossa Feira e a Direto da Roça.)
O que comprar
Se o prato principal for com aves, peixes ou carne de porco, é possível encontrar os alimentos nas barracas das feiras e boxes do Mercado Municipal. Para fazer as sobremesas com frutas vermelhas, uvas ou frutas secas e similares, tem tudo nas feiras e Mercado, sendo vendidas tanto a granel como em pacotes. Todas as frutas de supertições da virada do ano e também outros alimentos podem ser encontrados nos boxes e nas barracas de feiras.
Seguem dicas de produtos tradicionais encontrados no Mercado e nas feiras e suas tradições e superstições
Verduras
A tradição diz que comer qualquer tipo de verdura ajuda a manter o dinheiro na carteira. O ideal é comer mais de um tipo. Outra vantagem é que facilita a digestão das ceias.
Figo
O fruto acompanha saladas e sobremesas e serve para garantir boa saúde para o novo ano.
Romã
Outra tradição é comer romã no reveillon e guardar as sementes na carteira. Essa fruta tem propriedade antioxidante, rica em vitaminas A, B, C e ácido fólico. Faz bem para o intestino e para a pele.
Uva
Na ceia de Natal, frutas como a uva e também a uva-passa, adoçam nossa ceia, e ajudam a começar o ano com mais doçura.
Peixe
Muitas culturas acreditam que os peixes são símbolo de fertilidade e abundância.
Grãos
Em muitos países as pessoas os comem para ganhar dinheiro e ter um próspero Ano-Novo.
Carne de porco
O porco simboliza o progresso e seu tamanho representa a abundância.
Lentilha
A lentilha simboliza fartura, prosperidade, renovação e renascimento. A lentilha é deliciosa e nutritiva, é rica em ferro e fibras.
Arroz
O arroz simboliza abundância, felicidade e riqueza.
Frutas secas
As frutas secas representam fartura.
Cereja
A cereja, com sua cor vermelha, remete ao romantismo.
Maçã
A maçã está relacionada com a fecundidade, além disso é uma fruta leve, suave e saborosa para a ceia.
Folha de louro
As folhas devem ser trocadas entre as pessoas e ao final, guardadas na carteira para que não falte dinheiro
Azeitona
É considerada símbolo da paz e seu azeite é um poderoso condensador, purificador e intensificador de energias.