Em várias frentes, Governo Municipal integra poderes e serviços públicos
A Secretaria do Governo Municipal (SGM) atua para garantir da manutenção urbana, o desenvolvimento de iniciativas de inclusão e igualdade entre os cidadãos e no debate e compartilhamento das ações públicas necessários ao cumprimento do Plano de Desenvolvimento proposto para a gestão. É um processo que integra os poderes Executivo e Legislativo e os diversos canais de serviços públicos municipais coordenados pela SGM.
Interface com Legislativo
Na interface entre os poderes Executivo e Legislativo, o trabalho de assessoramento da Secretaria do Governo Municipal ao longo de 2019 foi preponderante no suporte à estrutura municipal para a elaboração de diversas leis, além de dar transparência aos atos de gestão.
Foram recebidos 22.300 requerimentos encaminhados pelos vereadores via sistema 156, além de 600 pedidos de informações do Legislativo (o que dá mais de dois por dia útil), 351 projetos de lei e de autoria dos vereadores, 300 sugestões de projetos de lei e serviços encaminhadas pelo parlamento, 200 leis sancionadas e 75 mensagens do Executivo remetidas à Câmara.
Central 156
Entre suas atribuições, a SGM é responsável pela Central 156, o Sistema Integrado de atendimento ao Cidadão (SIAC), pelo qual foram feitos 3.165.430 atendimentos a demandas da população curitibana. Em média, a Central recebe cerca de 9,5 mil atendimentos diários por ligações telefônicas, requisições cadastradas pela internet (www.central156.org.br), Chat e, a partir de 2019, também por aplicativo de celular – que se tornou ao longo do ano o principal canal de acesso ao serviço.
As solicitações com maior demanda em 2019, como também em 2018, dizem respeito à coleta de resíduos vegetais e aos pedidos de informações de itinerários de ônibus. Os pedidos por pavimentação definitiva que, em 2018, estavam em 12º na lista das maiores solicitações (com 6.738 pedidos registrados) passaram para a quinta colocação em 2019, com 26.070 registros – reflexo do amplo programa de pavimentação que vem sendo desenvolvido na cidade.
Entre as maiores demandas em 2019 estão: coleta; iluminação pública; trânsito; abordagem social de rua; pavimentação; árvore; posto de saúde; motoristas, cobradores e porteiros; passeio e animais domésticos. Em 2019, os pedidos por obras de drenagem passaram a figurar na décima segunda posição com 8.397 registros.
Em 2019, o índice de aprovação do 156 foi de 92%, enquanto o dos serviços prestados pela PMC foi de 79%. Em 2018 o índice de aprovação dos serviços da Central foi de 94% e dos serviços municipais, 79%.
Manutenção urbana
Por intermédio da superintendência de manutenção urbana, a SGM desenvolve de maneira permanente amplo trabalho de manutenção da pavimentação (por meio das operações tapa-buraco), microdrenagem e paisagismo a fim de garantir a integridade da estrutura urbana.
Em 2019, foram executados quase 60 quilômetros (60.941 m) de intervenções de microdrenagem, desde limpezas de bocas-de-lobo, recuperação de bueiros entre outras ações por toda a cidade. As obras de roçada, que garantem a segurança e a limpeza do espaço público, somaram 16,7 milhões de m² (16.755.268m²).
As obras de recuperação do sistema viário da cidade, com a reciclagem do piso, recuperação de ruas de saibro e a aplicação de asfalto novo, alcançaram a extensão de 2,3 mil quilômetros (2.325.878) em trechos de ruas de todos os bairros. As intervenções de manutenção são orientadas pela SGM por intermédio dos Distritos de Manutenção Urbana das dez regionais e os trabalhos de reciclagem, fresa e recape e implantação de asfalto novo são feitos pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (SMOP).
Referência
Outra ação de destaque do Governo Municipal é a elaboração de Termo de Referência para a verificação da condição estrutural de pontes, viadutos e trincheiras da cidade. O processo, definido como prioridade neste ano de 2019, será em duas etapas, a primeira delas envolvendo o diagnóstico das patologias e o apontamento da manutenção necessária para eventuais correções e a segunda parte a de execução.
A Superintendência de Manutenção Urbana da SGM está trabalhando em conjunto com as dez Administrações Regionais para o levantamento das obras de arte que farão parte deste pacote. Há mais de 200 estruturas deste tipo na cidade, o que exige análise criteriosa da Prefeitura.
Saiba mais
Veja aqui o trabalho desenvolvido para pessoas com deficiência
Veja aqui o trabalho desenvolvido para igualdade racial
Veja aqui o trabalho desenvolvido de proteção à mulher
Junta de Serviço Militar
Foram realizados 181.534 atendimentos em 2019 pela Junta de Serviço Militar. Deste total, 14.015 correspondem ao alistamento militar obrigatório feito on-line e mais 1.841 alistamentos presenciais.
Redação Oficial
O setor de Redação Oficial, que atende o Gabinete do Prefeito e a Secretaria do Governo, sendo responsável pela qualidade da comunicação escrita, nas diversas áreas da administração. Foram realizadas, em 2019, capacitações e seminários, com destaque para orientações junto aos órgãos da administração municipal, para atualização do Guia de Serviços – PMC.
Administrações regionais
A SGM também é responsável pela coordenação das dez administrações regionais da cidade.
Veja os atendimentos da Central 156