De graça, Worktibas ajudam empreendedores e startups a crescerem

Há um ano, os fundadores das startups BJJ Progress e Bloco Base se inscreveram para entrar no Worktiba Cine Passeio. Prestes a deixarem o coworking gratuito da Prefeitura, para dar lugar a novos empreendedores em março, eles recomendam que quem está no estágio inicial do projeto ou precisa ampliar o networking para crescer se inscreva para ingressar em uns dos três espaços do município.

Além do Cine Passeio, o edital de chamamento está aberto até o dia 31 de janeiro para receber 110 novos coworkings também nos Worktibas do Parque Barigui e Boqueirão.

“As mentorias da equipe do Worktiba e o network dos eventos do Vale do Pinhão me ajudaram a desenhar o aplicativo BJJ Progress, suas funcionalidades e ter certeza que ele poderia ter escalabilidade (potencial para crescer)”, lembra Maxon Prestes, que tem como sócios Filipe Dutra, Cícero Joatan e Nilson Antônio de Oliveira Júnior.

O app será lançado até o fim de janeiro e promete ser uma rede social de lutadores de jiu-jitsu brasileiro (Brazilian Jiu-Jitsu ou BJJ).

Os sócios da BJJ Progress começaram a idealizar o aplicativo em 2018, mas só deram início ao desenvolvimento do aplicativo depois de entrar no Worktiba Cine Passeio. O coworking público foi inaugurado, em abril de 2019, pela Prefeitura.

Quatro meses após entrar no Worktiba, Prestes já se sentia pronto para buscar os recursos necessários para aperfeiçoar e validar o aplicativo. Em setembro do ano passado, ele apresentou o projeto a um investidor-anjo curitibano, que aceitou fazer um aporte ao comprar 35% do negócio.

O recurso levantado com a entrada do novo sócio permitiu fazer os testes do MVP (produto mínimo viável), estágio anterior ao aplicativo, e permitirá fazer as melhorias nos próximos dois anos. “É um sonho que começa a virar realidade”, comemora o empreendedor.

Casa sustentável

Também instalada no Worktiba Cine Passeio, desde o ano passado, a startup Bloco Base projeta casas e prédios sustentáveis e, em menos de um ano de atuação, já conquistou clientes por aliar em suas construções tecnologias inovadoras e soluções simples com planejamento.

“Projetamos obras que ajudam na preservação do meio ambiente, mas sem deixar de lado a beleza estética e a funcionalidade”, explica o engenheiro mecânico Matheus Sanches, que fundou a empresa com o engenheiro civil Iago de Oliveira.

Os fundadores da construtech confirmam que a entrada no Wortiba Cine Passeio ajudou a startup a crescer. “Aqui temos toda a infraestrutura de forma gratuita e também podemos fazer networking com outros profissionais”, observa Sanches.

Para ser realmente sustentável, o trabalho da Bloco Base começa já no projeto, que irá determinar as tecnologias viáveis em relação ao meio em que a construção será erguida, evitando assim desperdícios tanto ambientais quanto financeiros na hora de se propor soluções ecológicas e com eficiência na economia de energia e de água.

Editais de chamamento

Em 2020, 110 startups, empreendedores da economia criativa e movimentos de impacto social poderão ingressar nos três Workitibas de Curitiba. O novo edital de participação fica aberto para inscrições até o dia 31 de janeiro (link) . Poderão entrar nos coworkings públicos gratuitos da Prefeitura pessoas físicas e jurídicas.

São 40 vagas no Worktiba Barigui, que está localizado na Alameda Ecológica Burle Marx, s/n, Parque Barigui; 30 vagas no Worktiba Cine Passeio, na Rua Riachuelo, n°410, no Centro, e 40 vagas no Worktiba Boqueirão, que será inaugurado no primeiro semestre de 2020 na Rua da Cidadania do Boqueirão.

Os selecionados poderão ocupar por até 10 meses os espaços compartilhados de trabalho, que contam com estações ergonômicas de trabalho, computadores, internet de fibra ótica, espaço para palestras, projetores, mesas de reunião e apoio técnico para o desenvolvimento do projeto e negócios.

Na hora da inscrição, o empreendedor deverá preencher um formulário e enviar um PDF do projeto ou gravar um vídeo de um minuto.

Após o prazo de inscrição, os candidatos serão avaliados por uma comissão e os selecionados terão que apresentar os documentos exigidos para que iniciem a ocupação no espaço selecionado na segunda quinzena de fevereiro.  No início de março, os novos coworkings poderão ocupar, inicialmente, os espaços do Barigui e Cine Passeio.

Vale do Pinhão

O Worktiba Barigui foi o primeiro coworking público municipal do Brasil. Foi aberto em março de 2017 e integra o ecossistema da inovação do Vale do Pinhão. Em março de 2019, foi aberta a segunda unidade, no Cine Passeio, e no primeiro semestre de 2020 será inaugurado o terceiro espaço na Rua da Cidadania do Boqueirão. Os locais são administrados pela Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação e pelo Instituto Municipal de Administração Pública (Imap).

Mais informações e inscrições no site da Agência Curitiba.