Nova estação-tubo serve linhas por onde circulam 53 mil passageiros
A nova estação-tubo Vale do Pinhão, que fica na Avenida Iguaçu, próximo ao cruzamento com a Rua João Negrão, no bairro Rebouças, já está funcionando. Nesta segunda-feira (27/1), o prefeito Rafael Greca inaugurou a estação-tubo.
A nova parada de ônibus do sistema de transporte coletivo de Curitiba atende, para embarque e desembarque, passageiros de cinco linhas: 508 Sítio Cercado (anti-horário), 700 Pinheirinho/Cabral, 702 Caiuá/Cachoeira, X35 Pinheirinho/Prefeitura (reforço) e X36 Guadalupe/Fazendinha (reforço). Estas linhas chegam a transportar mais de 53 mil pessoas diariamente, em dias úteis.
“Está entrando em operação a estação-tubo Vale do Pinhão. É a segunda que servirá à região da nossa incubadora tecnológica Vale do Pinhão e também do Templo Maior da Igreja Universal do Reino de Deus”, disse o prefeito Rafael Greca.
A estação-tubo Vale do Pinhão faz contraponto com a estação-tubo Rebouças – Templo Maior, situada na Avenida Getúlio Vargas, entre as ruas João Negrão e Conselheiro Laurindo, também no Rebouças. O ponto foi inaugurado em agosto de 2019 e igualmente é utilizado por passageiros de cinco linhas: X35 Pinheirinho/Prefeitura, X36 Guadalupe/Fazendinha, 507 Sítio Cercado, 700 Pinheirinho/Cabral e 702 Caiuá/Cachoeira.
Outras cerca de 53 mil pessoas utilizam as cinco linhas passam pela estação da Avenida Getúlio Vargas.
“As duas novas estações-tubo compõe o conjunto que insere na rede de transporte coletivo metropolitano essa região tão importante da nossa cidade”, destacou Greca.
O presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto, que acompanhou o início de funcionamento da nova estação, destacou o fato da nova estação contar com rampa de acessibilidade.
Melhorias no sitema de transporte
A técnica administrativa Ximena Moraes, que trabalha no Instituto Tecnológico do Paraná (IFPR), a poucas quadras na nova parada de ônibus foi conversar com o prefeito para agradecer as melhorias no sistema de transporte. “Vai diminuir o meu tempo de trajeto e facilitar muito a minha vida e de outras centenas de pessoas”, disse Ximena.
Até então, Ximena precisava se deslocar até o Shopping Estação para pegar o ônibus. “Isso melhora nossa qualidade de vida”, destacou a passageira ao prefeito.
Também ficou satisfeita com a nova estação-tubo a aposentada Mariana Santos, que diariamente usa a linha Caiuá/Cachoeira para ir e voltar de casa até o Templo Maior da Igreja Universal. “É uma benção essa nova parada. Não vou mais precisar ir da igreja até a Praça Rui Barbosa para pegar o ônibus de volta para casa, ajudou de mais na minha viagem”, contou Mariana.
Estiveram presentes na inauguração o diretor jurídico da Agência Curitiba, Fred Lacerda; o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Rodrigues; o administrador regional da Matriz, Dirceu de Matos, o deputado federal Aroldo Martins; o vereador Osias Moraes, além de equipes da Urbs.