Prefeitura discute novas ações no combate à dengue

A Prefeitura de Fazenda Rio Grande está ampliando suas ações de combate à dengue. Na manhã de segunda-feira (3), um evento sobre Medidas de Prevenção e Controle do Mosquito Aedes Aegypti reuniu no Teatro Municipal, representantes de várias secretarias, além de lideranças religiosas, para aumentar as ações.

Entre essas ações estão a maior divulgação das medidas preventivas ao mosquito, engajamento da sociedade e informações sobre a dengue nas escolas, na rede de Assistência Social e terminais urbanos.

Mesmo com o município sendo classificado como “não infestado” pelo Aedes, a Secretaria Municipal de Saúde tem mantido o monitoramento constante. Ainda assim, a secretária Irani Santos alertou para o trabalho que está sendo realizado no município.

“Já estamos realizando nosso trabalho, mas ele pode ser ampliado ainda mais com uma ação nas escolas, no terminal urbano, além de contarmos com a colaboração da população para que não joguem lixos pelas ruas”, disse.

O prefeito Marcio Wozniack ressaltou a importância dessas medidas. “Todas as medidas para garantir essa segurança de nossa população estão sendo apoiadas”, comentou.

O secretário de Assistência Social, José Roberto Zanchi, disse que “as unidades do CRAS, CREAS, além de outros pontos estarão divulgando ações e alertando as pessoas com muitas informações”.

O pastor Diomédes dos Santos, (Congregação Cristã Nova Vida) disse que levará a ideia para o Conselho de Pastores, que se reunirá no próximo sábado. “Será uma forma de ampliar ainda mais essa ideia, inclusive, com uma apresentação da equipe de saúde para explicar detalhes”, disse.

A diretora de Vigilância em Saúde, Nelcelí Garcia, reafirmou as ações que estão sendo realizadas e a importância de outras frentes. “Esse é um dos objetivos do encontro, que é criar essa rede multissetorial, envolvendo todos os setores da Prefeitura”, avaliou.

“Estamos ampliando e agilizando cada vez mais, os serviços de limpeza, roçadas de terrenos e locais suspeitos para evitar riscos”, completou o secretário de Meio Ambiente, Marcelo Pelanda.

Também participaram da reunião a secretária da Mulher, Cíntia Wozniack, além de grupos técnicos das secretarias.