Horta no Quintal de Casa estimula o cultivo de produtos orgânicos pela população
Nesta semana, os beneficiários do projeto Horta no Quintal de Casa começaram a receber adubos orgânicos. A iniciativa, criada em 2009, promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pinhais, por meio do Departamento de Agricultura e Abastecimento, é uma forma de estimular o cultivo e o consumo de produtos orgânicos pela população. Atualmente, o projeto conta com aproximadamente 1.300 famílias cadastradas.
Mais do que uma alternativa saudável para a produção de alimentos, o projeto Horta no Quintal de Casa, da Prefeitura de Pinhais, permite a diversificação da alimentação o que proporciona inúmeros benefícios. Além disso, também se torna ainda mais representativa pela experiência de poder produzir o próprio alimento.
Julia Alessio, 82, moradora do bairro Weissópolis, participante do projeto desde o início, ressalta a importância de aproveitar os espaços disponíveis no quintal. “É uma terapia; é só começar a carpir, a lidar com a terra que tudo passa. Todo dia eu cuido da horta e isso me faz muito bem. Tudo que produzo aqui ofereço para a minha família, vizinhos e amigos. A equipe sempre vem aqui, são muito atenciosos e isso me incentiva a continuar cultivando as verduras e hortaliças, aproveitando o espaço no terreno”, comenta.
Para ingressar no programa, a família precisa estar inscrita no Cadastro Único. A inscrição deve ser feita nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). Por meio da iniciativa, além do adubo orgânico, também são distribuídas aos inscritos mudas de hortaliças. Além disso, as famílias recebem capacitação em produção agroecológica e segurança alimentar e nutricional.
A ação visa estimular, apoiar e potencializar o uso de espaços em terrenos residenciais, e em terrenos ociosos, para a produção de alimentos, plantas medicinais e condimentares para o consumo das famílias. Tendo em vista a preocupação com a saúde das pessoas e com o meio ambiente, é estimulada a produção na linha agroecológica, sem o uso de agrotóxicos e de adubos químicos.
Serviço
Mais informações sobre o projeto com o Departamento de Agricultura e Abastecimento, localizado na Rua América do Sul, 682, no Centro de Pinhais, telefone 3912- 5089, e-mail: [email protected].