Bairro Alto tem nova ação de combate à dengue

A Prefeitura promove nos dias 11, 12 e 13 de março, no Bairro Alto, mais uma ação de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zyka e chikungunya. Agentes de controle de endemias da Secretaria Municipal da Saúde, uniformizados e com identificações, farão inspeções nas residências para identificar e orientar a limpeza para evitar criadouros do mosquito. As visitas acontecerão das 8h30 às 16h30 e a orientação é para que os moradores recebam e facilitem a entrada dos profissionais, prendendo os cachorros.

‘São agentes importantes para ajudar no combate à dengue e outras doenças”, diz a coordenadora do Programa Municipal de Controle do Aedes, Tatiana Faraco.

Os agentes irão orientar a população sobre a limpeza de casas e terrenos e que tipos de materiais podem ser descartados – tudo o que, ao relento, pode acumular água e servir de criadouro para o mosquito. O entulho e lixo deverão ser deixados pelos moradores em frente às casas para serem recolhidos.

Os caminhões do departamento de Limpeza Pública da Secretaria Municipal do Meio Ambiente passarão pela região nos dias 16 e 17 de março para recolher o material separado pelos moradores.

Os profissionais estarão uniformizados e com crachás de identificação. Em caso de dúvida, há a possibilidade de ligar para o 156 para checar a informação, a central tem uma lista com os nomes de todos os profissionais.

Curitiba Sem Mosquito

Em Curitiba o trabalho de combate ao mosquito Aedes aegypti acontece o ano todo. O mutirão Curitiba Sem Mosquito resulta de uma parceria entre as secretarias municipais do Meio Ambiente e da Saúde.

Como manter sua casa longe do mosquito

Escolha um dia da semana para uma vistoria geral da residência, e siga os passos abaixo:

 Áreas internas:

Vasos de plantas – Encha até a borda os pratinhos com areia grossa, para não acumular o excesso de água.

Vasos sanitários – Mantenha sempre a tampa abaixada. Em banheiros de pouco uso, dê a descarga ao menos uma vez por semana.

Baldes – Sempre os mantenha guardados de boca para baixo e em local coberto.

Ralos – Aplique água sanitária em ralos de pouco uso e que acumulam água (uma colher/sopa de água sanitária para cada litro de água acumulada no ralo).

Lixo – O lixo não deve ficar espalhado para que não acumule água das chuvas. Recolha-o em sacos plásticos e mantenha as lixeiras tampadas.

Garrafas e embalagens PET – Guarde de boca para baixo enquanto não encaminha para a coleta seletiva.

Áreas externas:

Lajes e calhas – Tire folhas e tudo o que impeça o completo escoamento da água.

Caixa d’água – Mantenha sempre limpa e tampada.

Piscinas e fontes – Limpe as bordas com escova e mantenha a água clorada.

Pneus – Mantenha-os sem água e guarde-os em local seco e coberto, enquanto não encaminha para a coleta seletiva.

Materiais de construção – Mantenha-os em local coberto e seco.

Potes de comida e água dos animais de estimação – Lave frequentemente com escova e sabão.