Sanepar implanta captação emergencial de água em Fazenda Rio Grande

A Companhia de Saneamento do Paraná – SANEPAR, concluiu na tarde do último domingo (03/05), após intensos trabalhos, a implantação de uma rede coletora de água com captação em cavas, no sentido de complementar a produção de água na cidade, afetada por estiagem severa.

O sistema instalado em regime de urgência está retirando água de cavas, formadas no processo de extração de areia, a 1 mil metros da captação do Rio Despique. A Sanepar está bombeando cerca de 40 litros de água por segundo e fazendo o transporte com tubulação exposta, até o ponto de captação do Despique.

Com esse incremento na produção, a expectativa da Companhia é minimizar os impactos da estiagem para a população. No último fim de semana, o nível do Rio Despique caiu mais de 50%, agravando o abastecimento na cidade.

Nesta semana, a Sanepar também colocou em operação a nova estação elevatória do Corte Branco que amplia a distribuição de água para a Região Sul.

“São medidas emergenciais adotadas pela Companhia para enfrentar esta estiagem, considerada a mais severa da última década. Mesmo com essas ações, é preciso manter o rodízio em Curitiba e Região Metropolitana. A situação só voltará à normalidade quando ocorrer chuvas em volume suficiente para recuperar as vazões de rios e poços”, afirma o gerente geral da Sanepar na Região Metropolitana, Antonio Carlos Gerardi.

O Prefeito Marcio Wozniack, acompanhado pelos secretários Eloi Falcão e Marcelo Pelanda, respectivamente Secretário de Governo e Secretário de Obras, estiveram no local acompanhando os trabalhos e oferecendo apoio da prefeitura.  “Trata-se de um serviço emergencial da Sanepar, que está investindo aproximadamente R$ 500 mil neste sistema de captação que atende nossa comunidade que tem sido fortemente impactada pela falta de água, ocasionada por rigorosa estiagem; por isso registro aqui também meu agradecimento à direção da empresa, que está atendendo nossa comunidade”, concluiu.