Pinhais zera número de homicídios nos primeiros meses de 2025
Entre janeiro e março deste ano, 353 paranaenses foram vítimas de homicídio no estado do Paraná. Nenhum deles foi em Pinhais. O município zerou as ocorrências no 1.º semestre, incluindo até o dia 28 de abril de 2025.
Pinhais havia registrado 5 assassinatos nos três primeiros meses do ano passado. Ao zerar os números deste crime, ao lado de Antonina e Marechal Cândido Rondon, ajudou a puxar a redução total de homicídios em todo o Paraná, que registrou 126 mortes desta natureza a menos do que o mesmo período de 2024, o que representa uma queda de 26,3% entre os dois anos mais recentes.
Entre as ações executadas pelo município, destaque para a Guarda Municipal que, no período, realizou 12 operações em massa, dentre elas cinco em conjunto com a Polícia Militar e Polícia Civil, com intuito de combater o tráfico de entorpecentes e inibir furtos e roubos na cidade.
As equipes da GM também realizaram 17 operações de trânsito para fiscalizar veículos com irregularidades e também inibir o trânsito de ilícitos em veículos na cidade. Além disso, o efetivo faz semanalmente operações de saturação nos bairros, com patrulhamento e pontos base, empregando um número maior de viaturas e patrulhamento a pé nos comércios.
“Pinhais zerou o número de homicídios. É com muita satisfação que nossa gestão compartilha esse marco importante, e este resultado extraordinário não veio por acaso. Ele é fruto direto do investimento sério e contínuo do Poder Executivo na segurança de nossa cidade. Fortalecemos a nossa Guarda Municipal – com melhor estrutura física, com tecnologia de ponta e com treinamento constante – e ela trabalha, dia e noite, em parceria exemplar com as polícias Militar e Civil. É essa união de esforços, focada na prevenção, que está construindo a cidade mais segura para todos os cidadãos pinhaenses”, destaca o secretário interino de Segurança e Trânsito de Pinhais, Alfredo Borges Moreno.