Programa de empregabilidade de jovens segue com cronograma mensal de palestras
O projeto Emprega Pinhais Juventude, lançado pela Prefeitura Municipal para auxiliar os jovens a ingressarem no mercado de trabalho, realizou o segundo encontro do ano nesta sexta-feira (25), com cerca de 60 alunos de cursos técnicos do Colégio Estadual Humberto Alencar Castelo Branco. Eles assistiram a uma palestra com orientações sobre vagas de estágio e emprego e preencheram formulários para se candidatarem às oportunidades que surgirem.
O Emprega Pinhais Juventude funciona por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semde), o Núcleo Regional de Educação e o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE). O projeto é uma iniciativa da atual gestão para aumentar a empregabilidade e estimular a qualificação profissional de jovens e adolescentes.
Segundo Luciane Paz, diretora do Departamento de Geração de Emprego e Renda da Semde, a participação das escolas depende da agenda de cada uma e do perfil dos estudantes. “Este é um programa da atual gestão que acabou de começar, mas ao longo do tempo poderemos atender a todos os interessados”, observou. Os alunos também responderam a uma pesquisa da Semde, para alinhar as experiências e expectativas dos estudantes com as vagas ofertadas pela Agência do Trabalhador de Pinhais. “Fizeram também o cadastro do CIEE, então podem surgir vagas de qualquer um dos parceiros”, explicou. Ela transmitiu aos alunos uma mensagem enviada pela prefeita Rosa Maria.
Experiências e expectativas
O consultor do CIEE Carlos Rafael da Silva deu dicas aos estudantes sobre como se comportar nas entrevistas de emprego e preparação de currículos, entre outros assuntos. A vereadora Miss Preta esteve presente ao evento e relembrou a experiência com o CIEE quando era estudante.
Os alunos Pietro e Luiz Felipe, do 2.º ano do Curso Técnico em Administração, disseram que estavam animados em participar da qualificação e que pretendem buscar estágio. “A gente faz um curso técnico no Senai à noite, tem a escola de manhã, e seria ótimo conseguir um estágio pela tarde”, contou Luiz Felipe.
Em uma fala de boas-vindas aos alunos, o professor Edilberto Gasparetto, coordenador do Curso Técnico de Administração do Castelo Branco, disse que eles precisam estar preparados para mostrar habilidades e talentos. “Estamos em dias críticos, mas nós temos que entender qual é o papel de cada um diante desse mercado de trabalho. A Prefeitura de Pinhais tem nos brindado com muitas coisas que estão facilitando encaminhamentos nesse sentido, e um desses está sendo agora”, declarou.
Para Edson Rezende, coordenador do Curso de Desenvolvimento de Sistemas do Castelo Branco, a escolha pela formação técnica mostra que o jovem tem interesse na empregabilidade. “Seria uma dificuldade para a escola sozinha conduzir isso, procurar cada uma das instituições. A gente ficou muito feliz que a prefeitura abriu essa possibilidade para que o jovem possa efetivamente ter clareza de como funciona, conseguir a documentação e ter a possibilidade de conhecer o mercado de trabalho. Isso vai ajudar efetivamente as famílias com o acréscimo da renda”, observou.