Documentário “Itaipu 50 anos” está disponível na internet e streaming

Os oito episódios da série documental que celebra os 50 anos da Itaipu Binacional já podem ser assistidos no Youtube e na Globoplay. O público interessado pode assistir à produção mesmo não sendo assinante das plataformas, pois o conteúdo está aberto.

No YouTube, o link direto é http://bit.ly/3W9dTil. Assinantes do Youtube Premium podem inclusive fazer download dos episódios.
Para acessar via Globoplay, o link é https://bit.ly/4fO1cR0, ou fazendo a busca por “Itaipu”. Mesmo aqueles que não assinam o streaming têm acesso aos episódios, que fazem parte do conteúdo aberto.
Lançado em 7 de julho de 2024, em Foz do Iguaçu, com exibições em Curitiba e em Brasília, o documentário emocionou o público. “É um marco para essa e outras gerações futuras sobre a história da usina e das pessoas que contribuíram e contribuem para deixar um legado de uma das obras monumentais mais importantes do mundo”, afirma Ana Paula Hedler, chefe da Assessoria de Comunicação da Itaipu Binacional, área que coordenou a produção do material.
Cada episódio tem cerca de 20 minutos de duração. Todos dão vida a quem ajudou a construir Itaipu e estudar sobre a usina, cada um focando em um tema diferente. Eles podem ser assistidos em ordem ou separadamente, pois são independentes entre si.
Enio Verri no lançamento do documentário. Foto: William Brisida/Itaipu Binacional
O primeiro episódio, “Antes da explosão”, mostra a Foz do Iguaçu dos anos 70, antes do início da grande obra. “Estamos chegando” é uma verdadeira homenagem aos barrageiros. A produção de energia e a construção das primeiras máquinas é o tema de “Faça-se a luz”, enquanto o quarto episódio, “Arca de Noé”, fala dos cuidados com a natureza, em especial a operação Mymba-Kuera.
No quinto episódio, “Outras energias”, o foco são as ações sociais promovidas pela Binacional. O episódio 6, “Um passo para o futuro”, mostra os investimentos em pesquisa e educação, assim como o episódio 7, “Uma usina de inovações”, que aborda a transição energética. Por fim, o oitavo episódio, “Uma usina de emoções”, encerra a série voltando ao seu ativo mais importante: pessoas.
O material foi produzido pela Vídeo Up, sob a direção de Marcelo Hammarstron e produção executiva de Digão Monzon. A coordenação é da Assessoria de Comunicação Social (CS.GB) e da Divisão de Imagem Institucional (CSII.GB) da Itaipu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *