Sepultamento da primeira-dama Margarita Sansone comove Curitiba

Margarita Sansone faleceu na manhã de terça-feira (20), Curitiba se despediu de uma de suas figuras mais respeitadas e estimadas. Margarita Sansone, primeira-dama da capital paranaense, faleceu aos 79 anos, deixando um legado de amor, companheirismo e serviço ao lado de seu esposo, o prefeito Rafael Greca. Margarita estava internada em estado grave no Hospital Marcelino Champagnat, em Curitiba, desde o início do mês.

Margarita se destacou pelo trabalho na área da assistência social da capital paranaense. Em 1993, ainda no primeiro mandato de Greca como prefeito de Curitiba, ela criou a Fundação de Ação Social (FAS).

O órgão tem como objetivo implementar políticas de assistência social para a proteção de famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade e está em atividade até hoje.

Durante o período em que presidiu o Instituto Pró-Cidadania de Curitiba (IPCC), Margarita foi responsável pela implementação do primeiro restaurante popular do Brasil, com refeições a preço simbólico de R$ 1.

Ela também, esteve à frente de programas sociais como o “Vale Vovó”, no qual idosos em situação de vulnerabilidade recebiam uma cesta básica a cada dois meses.

Nas redes sociais Rafael Greca declarou: “com profundo pesar e meu coração curitibano dilacerado, cumpro o doloroso dever de comunicar a passagem de minha amada Margarita Elisabeth Pericás Sansone de Macedo. Que os Anjos e os Santos A acompanhem com cânticos de glória até a cidade Santa de Jerusalém. Que o bem infinito que ela desejou aos Curitibinhas, suas famílias e, principalmente, aos mais vulneráveis seja o tom dessa sua despedida. Viverá para sempre em mim e em todos que a amam”.

O velório de Margarita iniciou às 10h no Memorial de Curitiba e foi aberto ao público. Às 15h, uma missa de despedida foi realizada no espaço e, na sequência, o corpo foi levado ao Cemitério Municipal São Francisco de Paula para o sepultamento.

Margarita foi sepultada no Cemitério Municipal São Francisco de Paula — Foto: RPC
Margarita foi sepultada no Cemitério Municipal São Francisco de Paula — Foto: RPC

A despedida foi acompanhada pelo prefeito Rafael Greca (PSD), familiares, amigos e admiradores. O acontecimento também foi marcado por homenagens e honrarias, entre elas, a presença da Guarda Municipal. Além da presença da Camerata Antiqua com orquestra e coro, que apresentaram a peça do Réquiem de Mozart, uma obra emocionante e de uma profundeza acústica maravilhosa, que anuncia a morte do próprio compositor. O Memorial estava lotado e a emoção tomou conta de todo o público.

Durante o velório, o prefeito lamentou a morte da esposa e destacou a contribuição na história e na vida da população curitibana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *